loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 21/03/2025 | Ano | Nº 5928
Maceió, AL
30° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTE DE PREGAR

Alagoano é campeão de livros sobre homilética

Foram nove obras lançadas pelo pastor Jilton Moraes focadas na arte de pregar; ninguém alcançou essa marca até agora no Brasil

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Pastor Jilton com a educadora Cristã Ester Moraes, com quem era casado há 54 anos
Pastor Jilton com a educadora Cristã Ester Moraes, com quem era casado há 54 anos | Foto: Divulgação/Acervo pessoal

Jilton Moraes de Castro, o menino natural de Maceió-AL, nascido no bairro Bebedouro, no dia 21 de abril de 1946, consagrou-se o escritor que mais escreveu sobre homilética no Brasil, com nove obras lançadas. Vítima de AVC hemorrágico, ele faleceu aos 78 anos, no dia 14 de dezembro de 2024. Foi sepultado no Recife-PE, onde residia há 5 anos e meio.

O blog do grupo de pesquisa sobre ‘História e Memória dos Batistas’, denominação evangélica à qual o pastor pertencia, informou que ele atuou no ministério pastoral que exerceu em Igrejas de Fortaleza-CE, Belém-PA, Teresina-PI e Recife-PE. Além de pastor, atuou como professor, escritor e músico. O Grupo Hinologia Cristã (www.hinologia.org) enfatizou que Jilton Moraes deixou um legado inestimável para a teologia, a educação cristã e a música sacra: “Com talento singular, ele destacou-se também como poeta e hinista, contribuindo com letras de hinos cantados em igrejas no Brasil e no exterior, com traduções publicadas em espanhol e inglês, nos Estados Unidos”.

Em Brasília, onde residiu por 20 anos, o pastor alagoano foi diretor geral da Faculdade Teológica Batista de Brasília por cinco anos. Nesse período, deu aulas no curso de mestrado (um módulo) na Campbellsville University (EUA). Serviu como professor em instituições teológicas em Brasília e vários estados do País, dando aulas de homilética, fazendo conferências em igrejas e falando em encontros de casais.

A viúva, Ester Moraes, endossou o que diz o blog e o Grupo Hinologia Cristã e acrescentou: “Ninguém no Brasil, até agora, escreveu tanto quanto o Jilton na área da homilética, disciplina da Teologia. O livro ‘Homilética, da pesquisa ao púlpito’, por exemplo, é utilizado como referência em diversas instituições e foi publicado também em espanhol”.

Formado bacharel em Teologia pelo STBNB, em 1971, no Recife, Jilton foi ordenado, mas continuou sua jornada acadêmica. Fez Mestrado (1983) e Doutorado (1993) no STBNB, onde também lecionou Homilética, Prática de Pregação e outras disciplinas. Em 2013, recebeu o Doutorado por Notório Saber, pela Faculdade EST-RS, após defesa de tese. Único no Brasil a receber esse título na área da homilética.

ARTE DE PREGAR

A homilética, ainda segundo Ester Moraes, ensina a arte de pregar usando os princípios da retórica para tornar mais fácil a preparação e comunicação da palavra de Deus. Seu esposo, segundo ela, escreveu ainda dez livros de contos, poemas, pensamentos, relatos bíblicos e outros.

Relacionadas