loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 15/03/2025 | Ano | Nº 5923
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTIGO

Maria, a viajante!

....

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Viagens nos tempos bíblicos
Viagens nos tempos bíblicos | Foto: — Foto: Divulgação

No tempo de Nossa Senhora na terra não havia os meios de transporte, nem as boas estradas, que existem hoje. Os meios de condução ordinários dessa época a eram em geral camelos, burros, cavalos. Os evangelhos não dizem como Maria viajou, por isso não podemos ser completos nessas lembranças, embora a tradição e os apócrifos nos deem algumas informações, que podem ser verdadeiras ou não.

O certo é que Maria andou muito pelas estradas poeirentas do seu tempo e de sua terra. Se for certa a informação apócrifa de que Maria nasceu em Nazaré, é verdade que ela foi, com seus pais, algumas vezes a Jerusalém, já antes da sua gravidez de Jesus. Quando Maria recebeu o anúncio do anjo de que conceberá Jesus, ela foi às pressas a Ein Karin, para visitar Isabel. De Nazaré a Jerusalém a distância é de uns duzentos quilômetros e de Jerusalém a Ein Karin é de cerca de trinta quilômetros. Um apócrifo relata que essa viagem foi feita numa caravana de camelos, que teria partido de Caná, distante de Nazaré cerca de vinte quilômetros.

Maria fez a viagem de Nazaré a Jerusalém várias vezes durante sua vida, porque os judeus tinham de ir à cidade santa todos os anos, por ocasião da Páscoa. Lucas narra que algumas mulheres acompanharam Jesus nas suas andanças, pregando o Reino de Deus. Não refere o nome da sua mãe, mas Mateus e Marcos falam de uma visita de Maria e parentes a Jesus, quando da sua pregação na vida pública (MT 1, 46-50 e Mc 3,31-35). Teria sido essa a única viagem de Maria para se encontrar com seu Filho?

E depois da morte de Jesus, sabemos que Maria acompanhou João. A tradição fala de uma viagem para Éfeso e muitos afirmam que, depois de algum tempo, Ela voltou a Jerusalém, onde teria morrido. Pelo que vemos, a Virgem de Maria foi, na terra, uma grande viajante!

Relacionadas