COMUNIDADE
Satuba: jovem da Somasca é ordenado diácono
Paróquia Nossa Senhora da Guia viveu um momento de grande alegria no último sábado (26), com a ordenação de Lucas Cordeiro Santos


A Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Satuba, Região Metropolitana de Maceió, viveu um momento de grande alegria no último sábado (26). O religioso Lucas Cordeiro Santos, da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, foi ordenado diácono em missa presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis.
Natural de Santo André-SP, Lucas, de 27 anos, integra a comunidade Somasca de Satuba desde dezembro de 2024. Ao falar sobre sua nova missão, Lucas expressou: “A partir de agora, o meu compromisso é amar e servir sem restrição, para que minha vida seja para o meu povo que sofre e para todo o povo de Deus que vai receber esse amor”.
Durante a homilia, Dom Beto Breis destacou o sentido do diaconato: “Temos essa alegria de ordenar o Lucas numa paróquia onde atua essa congregação religiosa tão bonita. Lembramos que o diaconato, o presbiterato e o episcopado são graus do mesmo sacramento da ordem. O diácono é chamado a manifestar a Igreja como servidora, como Jesus no gesto do lava-pés. E a alegria da vocação é visível no Lucas”.
A celebração seguiu o rito tradicional da Igreja: apresentação do candidato, homilia e interrogatório, ladainha, imposição das mãos, prece de ordenação, entrega da veste diaconal e do livro dos Evangelhos, culminando com a Eucaristia.
A Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca foi fundada em 1528, na Itália, por São Jerônimo Emiliani, com a missão de socorrer os mais abandonados, sobretudo crianças órfãs.