ARTIGO
A palavra ‘Papa’
....


A palavra “Papa” é de origem grega e tem uma história na sua significação. Originalmente, era uma palavra infantil grega, que as crianças dirigiam aos seus pais. Com o passar do tempo, foi empregada como título de respeito para todos os eclesiásticos, tal como hoje em dia, entre nós, usa-se a palavra “Padre”, que também significa pai.
Entre os gregos, em tempos atrás, era usada para designar membros do chamado clero inferior. Atualmente, é dirigida a todos os padres.
No Ocidente, muito cedo ainda, ela foi empregada como um título especial dos bispos. Assim, por exemplo, o clero romano se refere ao bispo de Cartago como o “abençoado Papa”.
No sexto século, o título de Papa foi dado, algumas vezes, aos bispos metropolitanos. Gradualmente, o título foi sendo reservado ao Bispo de Roma.
Assim, no Sínodo de Pavia, no ano 998, o bispo de Milão é censurado por ter se chamado de Papa.
No século 11, precisamente em 1073, Gregório VII, em um Concílio Romano, proibiu formalmente que o título de Papa fosse utilizado por qualquer outro que não fosse o Bispo de Roma.
Segundo a doutrina oficial da Igreja Católica, o Papa, também chamado de Romano Pontífice, ou Santo Padre, é o sucessor de São Pedro e, como tal, o Vigário de Cristo na terra, a Cabeça Visível da Igreja, o Doutor e o Mestre de todos os fiéis.