loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 10/05/2025 | Ano | Nº 5963
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTIGO

São Pedro, o primeiro

....

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
O nome de Pedro aparece sempre com relevo no Novo Testamento
O nome de Pedro aparece sempre com relevo no Novo Testamento | Foto: Google

Não resta nenhuma dúvida de que, Jesus, durante sua vida terrena, previu a sua Igreja, quis fundá-la realmente e lançou as suas bases. Jesus escolheu os doze apóstolos para serem o fundamento dessa Igreja e a eles conferiu o poder de ligar e desligar, ou seja, as funções de jurisdição, conforme vemos em Mateus 18, 18.

Todavia, Jesus conferiu a Pedro, de uma maneira especial e pessoal, as mesmas funções que outorgara aos demais apóstolos, numa demonstração clara de que aquele apóstolo recebia, assim, aqueles mesmos poderes de jurisdição, mas de uma maneira particular e individual.

De um modo simples e claro, expliquemos essa doutrina tão importante na Igreja, que para muitos, durante séculos, tem sido empecilho para uma verdadeira unidade e, consequentemente, para uma comunhão com a Igreja de Cristo em plenitude.

O nome de Pedro aparece sempre com relevo no Novo Testamento. É citado 171 vezes, enquanto o nome de João, o segundo mais citado, é lembrado apenas 46 vezes.

Por outro lado, a própria figura de Pedro é apresentada com muito relevo no Novo Testamento. Simão Pedro é o porta-voz dos apóstolos. Todos os quatro evangelistas são unânimes em confirmar esse encargo de Pedro perante Jesus. Muitas vezes, os evangelhos dão a entender que todos se calam e apenas Pedro tem a coragem de dar uma resposta a Jesus.

Veja-se apenas este exemplo: “E vós, perguntou Jesus, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: “Tu és o Cristo” (Mc 8,29. Cf. Mt 18,21; Lc 12,41 e Jo 6,67).

Nós vamos continuar este estudo.

Relacionadas