ARTIGO
Pedro e o reino de Deus
....


Continuemos examinar o papel de Pedro na Igreja conforme os textos bíblicos.
É curioso que esse texto do profeta Isaías citado por João nas suas Revelações, é aplicado a Jesus (Cf. Ap. 3,7). Ora bem, isso vem confirmar toda nossa tese de que Cristo, de fato, é a pedra fundamental, como recordará Pedro, em Jerusalém, diante do Sinédrio (At 4,11-12), e na sua primeira Carta (lPd 2,4-7).
Se Cristo é a pedra fundamental e se Ele tem, de fato, as chaves da Casa de Davi, no momento em que Ele constitui Pedro como uma rocha visível, sobre a qual funda a sua Igreja e entrega, nesse mesmo momento, a Pedro as chaves do próprio Reino de Deus, é evidente que Pedro assume a representação visível de Cristo e, ao mesmo tempo, recebe os seus poderes especiais sobre a Casa de Deus, que é a Igreja.
Note-se ainda que, Jesus não diz que dá a Pedro as chaves da Igreja, que sobre ele fundará, mas que lhe dará as chaves do Reino de Deus. Assim, os poderes de Pedro vão muito mais além do que os poderes apenas sobre a Igreja de Cristo. É o próprio Reino, como um todo, que Jesus vem confiar a Pedro. A Igreja de Cristo estará a serviço desse Reino que, iniciado na terra, terá sua consumação no céu.
Assim, Pedro estará com o encargo de todo o Reino, isto é, da mensagem, da doutrina, da prática de Jesus, que a Igreja tem a incumbência de pregar, pôr em prática e evidenciar com sua vida.
Pesa sobre os ombros do papa, portanto, uma responsabilidade muito alta, por isso ele precisa de compreensão e oração de todos os fieis católicos.