FESTIVIDADE
Batistas celebram 100 anos em Aracaju-SE
Pastor lembra festa como o ressoar do trabalho pioneiro dos penedenses que foram organizar a PIB no Estado vizinho


Focada no tema: “Celebrando nossa história, unidos pela fé”, a Igreja Batista Brasileira de Aracaju (IBBA) comemorou um século de existência, de 5 a 8 deste mês. O marco centenário, iniciado em 8 de julho de 1925, encheu de gratidão e alegria o coração de fiéis e amigos, solidificando a instituição como um farol de fé e esperança.
A IBBA foi organizada por um grupo de nove irmãos da cidade de Penedo, interior de Alagoas, que atravessou o Rio São Francisco com esse objetivo. E a instituição está aí até hoje.
As festividades tiveram início no dia 29 de junho, com inauguração da galeria de honra dos pastores, onde o pastor-presidente da Igreja, Eziquiel Pereira, ressaltou a importância do legado de fé deixado pelas gerações anteriores. A programação seguiu no dia 5 de julho com um impacto evangelístico conduzido pela Juventude da Igreja.
O pastor Eziquiel avaliou a festa como sendo “o ressoar do trabalho pioneiro dos irmãos de Penedo-AL, que atravessaram o rio para organizarem aqui a PIB de Aracaju, de onde saíram 61 membros e fundaram a IBBA em pleno exercício do Movimento Radical”, disse, e agradeceu aos irmãos penedenses.

O culto de abertura, sábado (5), teve a participação da Congregação da IBBA no Conjunto Residencial Valadares. A apresentação de um grupo de coreografia, com membros das Congregações e da Sede, abrilhantou a noite. A Palavra de Deus foi ministrada pelo pastor Gerlânio Carvalho.
No domingo (6), a condução do louvor foi da congregação do bairro Santos Dumont, com a participação musical de crianças, da cantora Edileuza Melo e do Coral Vozes de Júbilo, da Assembleia de Deus em Aracaju.
O culto de segunda-feira (7), foi conduzido pela organização missionária Mulher Cristã em Missão (MCM), com louvor das irmãs de todas as Congregações e da Sede. O orador foi o pastor Gilton Aquino, presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil em Sergipe.
O presidente Eziquiel Pereira também destacou a concessão e entrega solene do título de pastor emérito a José Heleno da Silva. O homenageado, acompanhado da esposa, a educadora cristã Cleuza Borges, dedicou 26 anos e 8 meses à IBBA.
A igreja também foi honrada com duas placas comemorativas pelos seus 100 anos, entregues pelo presidente da Associação dos Diáconos Batistas de Sergipe, Sebastião de Freitas, e pelo presidente da Convenção Batista Sergipana, pastor Maurílio Mendes.
A celebração terminou com um Culto de Gratidão no dia 8, com mensagem do pastor Gerson Perruci, da PIB em Itabaianinha.