ARTIGO
Primado de Pedro na Igreja nascente II
....


Examinemos o anátema de Pedro sobre Simão, o Mago (At 8,9-24). Note-se, aqui, que Simão tinha se convertido e andava com Filipe (v.13). Foi, porém, com a chegada de Pedro que houve a descida do Espírito Santo e foi Pedro quem anatematizou Simão, embora o texto sagrado diga que Simão tinha oferecido dinheiro aos apóstolos.
A resposta inflamada e furiosa à indigna proposta de Simão parte do Chefe da Igreja, Pedro, pois é ele o responsável pela fé de seus irmãos (v. 20-24).
Outro fato digno de nota é a visita de Pedro a Cornélio (At 10,1-11,18). Observamos, aqui, entre outras coisas:
1 – novamente é Pedro o escolhido para uma missão especial, que indicará novos rumos na caminhada iniciante da Igreja;
2 – que é também Pedro quem terá uma visão celeste determinante nessa mesma caminhada;
3 – que é Pedro quem toma a decisão de batizar os gentios da casa de Cornélio, como uma nova orientação oficial da Igreja;
4 – que houve uma reação da Igreja de Jerusalém à atitude de Pedro, mas que o próprio Pedro acalma, instruindo aquela comunidade num novo rumo (11,18).
Ademais, seja qual for o sentido do batismo do etíope (At 8,26-39), Lucas dá a entender que, pelo menos oficialmente, a atitude de Pedro para com os gentios é o início de uma nova orientação para os cristãos.
Assim, “o Concílio de Jerusalém (15,5-29) toma de certo modo o aspecto de continuação ou de retomada das deliberações de 11,1-18” (Bíblia de Jerusalém).