loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 02/08/2025 | Ano | Nº 6023
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTIGO

Objeções

...

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
No texto bíblico não aparece nenhum obstáculo ao primado de Pedro
No texto bíblico não aparece nenhum obstáculo ao primado de Pedro | Foto: Divulgação

Muitas objeçõs foram apreesentadas ao primado de São Pedro. Examinemo-las.

Em primeiro lugar, vejamos uma passagem da carta de S. Paulo as Gálatas, onde se lê: "...vendo que a mim fora confiado o evangelho dos incircuncisos como a Pedro o dos circuncisos - pois aquele que estava operando em Pedro para a missão dos circuncisos operou também em mim em favor dos gentios - e conhecendo a graça em mim concedida, Tiago, Cefas e João, os notáveis tidos como colunas, estenderam-nos a mão a mim e a Barnabé, em sinal de comunhão: nós pregaríamos aos gentios e eles para a Circuncisão"(Gál 2,7-9).

Devemos notar, de pronto, que neste texto não aparece nenhum obstáculo ao primado de Pedro. O fato de que Pedro fica com a pregação para os circuncisos e Paulo para os incircuncisos revela apenas uma distribuição e divisão de trabalho. Na verdade, foi S. Pedro quem recebeu a revelação divina de que "a nenhum homem se deve chamar de profano ou impuro"(At 10,28).

Foi também Pedro quem, por primeiro publicou e solenemente abriu as portas da Igreja aos gentios mediante o batismo de Cornélio (At, 10,47-48).

Ora, esses fatos não eram desconhecidos por S. Paulo. Portanto, trata-se aqui de uma mera distribuição de tarefas, a partir do apostolado missionário de Paulo, como se pode notar muito bem pelo final do versículo nono.

Por outro lado, embora S. Paulo insista constantemente que sua doutrina vinha-lhe diretamente do céu, ele só começou a pregar aos gentios após seu encontro de quinze dias com S. Pedro (At 1,18).

Relacionadas