loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 06/09/2025 | Ano | Nº 6048
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTIGO

Cipriano e o primado de Pedro

....

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Cipriano escreve: "Una é a Igreja"
Cipriano escreve: "Una é a Igreja" | Foto: Divulgação

Seria impossível citar todas as passagens em que o grande São Cipriano (210-258) afirma o primado petrino, que ele nunca se cansou de defender. A título de exemplo, e mesmo porque Cipriano é muito citado nessa questão por alguns escritores como sendo um negador do primado petrino, vamos citar algumas passagens dos escritos de S. Cipriano. Na Epístola LIX, 7, ele escreve: “Pedro sobre o qual a Igreja foi fundada”.

No De Hab. Virg. 10, lemos: “Pedro ao qual o Senhor confiou o pasto e o cuidado do seu rebanho, sobre o qual Ele pôs e fundou sua Igreja”. Na Epístola LXXIII, 7, lemos estas palavras de máxima importância: “Pedro, sobre o qual Ele construiu sua Igreja e do qual Ele instituiu e mostrou a origem da unidade”. Esta passagem é complementada, um pouco mais adiante, quando Cipriano escreve: “Una é a Igreja e fundada sobre um, que também recebeu suas chaves”.

Como dissemos acima, há alguns estudiosos que encontram dificuldades na afirmação do primado petrino partindo justamente de algumas palavras de Cipriano. Segundo esses estudiosos, o pensamento de Cipriano teria sido de que Pedro recebera o poder como o representante de todos, portanto, que ele foi o que foi em nome dos demais apóstolos, que eram todos iguais na dignidade e na jurisdição.

Ora bem, nas passagens acima citadas, está bem claro que, Jesus Cristo não apenas mostrou a unidade da Igreja em Cristo, mas que Ele instituiu a unidade da Igreja em Pedro. Em outras palavras, Cristo fez a Igreja una dando-lhe uma cabeça visível. Aliás, esse mesmo raciocínio, aparece em outras Cartas de Cipriano.

Relacionadas