loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 30/09/2025 | Ano | Nº 6065
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTIGO

São Pedro e Santo Inácio

....

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Santo Inácio de Antioquia descreve a Igreja de Roma como "a que preside na região dos romanos"
Santo Inácio de Antioquia descreve a Igreja de Roma como "a que preside na região dos romanos" | Foto: Reprodução/Facebook

Santo Inácio de Antioquia descreve a Igreja de Roma como “a que preside na região dos romanos”, e diz mais: “que preside na caridade” (ad init., PG, v. 801). Muitos comentaristas entendem o grande Padre da Igreja como querendo dizer que a Igreja de Roma tem a precedência diante de todas as demais Igrejas do mundo. Assim, por exemplo, Duchesne, que comenta: “O sentido mais natural dessa linguagem é que a Igreja romana preside o conjunto das igrejas. Como o bispo preside, na sua igreja, as obras de caridade, assim a Igreja romana preside as mesmos obras na cristandade inteira” (Églises Separées, P. 128).

Na verdade, só esse pode ser o sentido real do pensamento de Inácio, porque, do contrário, ele estaria dizendo algo sem sentido, isto é, que a Igreja de Roma presidia a si mesma. Note-se, outrossim, que para a palavra “preside”, Inácio usa o verbo “prokáthetai”, que ele emprega para falar da autoridade do bispo na sua própria diocese. Logo, as palavras de Inácio adquirem mais importância ainda, porque ele era bispo de uma famosa cidade, Antioquia, e podia vangloriar-se de sua autoridade.

Mas, mesmo assim, convém lembrar: Início não fala do Bispo de Roma, menos ainda do Papa – título que só aparece no século III e não será, desde logo, exclusivo do sucessor de Pedro. Essa expressão tem merecido as mais acaloradas discussões. Sublimemos-lhe a importância, mas não lhe aumentemos o alcance.

Apesar de certas reservas, mesmo assim, com esses vários testemunhos fica confirmado o primado petrino em toda a Igreja cristã nascente, bem como a supremacia da Sé romana, justamente por causa de sua ligação com Pedro.

Relacionadas