loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
26° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Coluna Religião

ARTIGO

Quarto e quinto séculos

....

Ouvir
Compartilhar
Pedro, o eremita
Pedro, o eremita | Foto: Reprodução

Vamos continuar examinando os escritos dos padres, mas, agora, veremos a patrística do quarto e do quinto séculos. Aqui, há uma maior dificuldade, não que não haja mais o reconhecimento do primado petrino, mas na seleção das citações.

Vamos nos ater a dois pontos importantes. Primeiro, que o Papa tem a supremacia de jurisdição por direito divino. Segundo, que a comunhão com o Papa é uma condição necessária da unidade católica.

Iniciemos com Optato (bispo da cidade de Milevo), que escreve: “Você não pode negar que você sabe que, na cidade de Roma a cátedra episcopal foi ligada, primeiro, a Pedro, na qual sentou-se a cabeça de todos os apóstolos”.

E prossegue: “Por isso ele é também chamado de Cephas e nessa única cátedra a unidade é conservada por todos. Nem os demais apóstolos defenderam para si suas cátedras particulares, para que fosse cismático e pecador quem colocasse outras cátedras contra aquela especial. Portanto, na única cátedra, que é a primeira dos doze, sentou-se, primeiro, Pedro” (Cf Ench. Patris. n. 1242).

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

O Concílio de Aquileia, no qual tomou parte ativa Santo Ambrósio (340-397), mandou uma carta ao imperador Graciano (359-383), solicitando que ele “não permitisse que a Igreja romana, cabeça de todo o mundo romano e daquela sagrada fé dos Apóstolos, fosse disturbada, porque dela os direitos de venerável admonição fluem para todos”.

Relacionadas