loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 25/10/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Coluna Religião

ARTIGO

O perdão cristão

.....

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Mateus 6.9-15
Mateus 6.9-15 | Foto: Reprodução

O perdão é uma virtude, que pode ser natural ou sobrenatural. É natural, quando existe em uma pessoa, mesmo que não seja cristã, por força da sua própria natureza. Com efeito, há pessoas que nascem com uma índole tão boa e maravilhosa, que perdoam as ofensas com a maior naturalidade. Para perdoar, essas pessoas não fazem esforço nem precisam de uma razão além da sua própria natureza. O perdão, por outro lado, é uma virtude sobrenatural, quando acontece motivado por alguma razão acima da nossa própria natureza. O perdão cristão é uma virtude sobrenatural.

O perdão cristão tem uma estrutura própria, pois tem suas motivações espirituais, especificamente em Deus; tem sua extensão e dimensão especiais; tem seu objetivo divino. Para o cristão, não basta só perdoar, mas o seu perdão é totalmente espiritual. O perdão cristão tem seus motivos próprios, que são dois. o cristão perdoa porque Deus perdoa e manda perdoar, para ser semelhante a ele; o cristão perdoa para ser perdoado e, se ele não perdoa, não será perdoado. Assim, sua grande oração, o Pai Nosso, é bem clara: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Portanto, o cristão perdoa porque Deus ordena que assim aja como ele age conosco; perdoa para poder alcançar o perdão divino para suas ofensas, para suas faltas, para os seus pecados.

O perdão cristão não é numérico nem contável. Assim como Deus nos perdoa sempre e tantas vezes quantas lhe pedimos perdão, o cristão perdoa sempre com a mesma intensidade, com o mesmo motivo e com o mesmo objetivo.

A virtude do perdão cristão não é fácil de ser praticada, mas ajudado pelo Espírito Santo, encorajado pelo exemplo de Cristo, de Maria e de seus irmãos santos, o cristão se esforça e vence, na certeza da alegria do seu Pai celeste, que o recompensará por toda a eternidade.

Relacionadas