ARTIGO
Preguiça de rezar
....


A preguiça é considerada pelos psicólogos como “um estado de espírito ou um padrão de comportamento caracterizado pela rejeição ativa do esforço ou da atividade". E, como tal, ela tem várias causas, apresenta-se sob vários ângulos e é tratada em dimensões diferentes. Na tradição cristã ela pode ser tida como um pecado, e pecado capital.
A preguiça ou acédia, no contexto cristão, pode ter várias causas e, portanto, pode e deve ser tratada de várias maneiras. Aqui e agora não podemos apresentar um estudo completo sobre esse tema, mas devemos salientar que, em geral, em se tratando de preguiça de rezar, algumas dicas podem resolver ou melhorar o problema.
Uma dica boa é saber escolher a hora da oração. Se vamos rezar num momento de fome, sono ou dor, certamente não teremos coragem e força para rezar. Evitemos, pois, esses momentos. Outra dica boa é saber escolher o local da oração. Se o local da oração não é conveniente e propício à oração, ficaremos desanimados e sem coragem para rezar.
Outra dica importante para evitar a preguiça de rezar é fortificar a nossa vontade. Nossa inteligência pode até captar a beleza e a importância da oração, mas se nossa vontade não aceita nada disso, então não teremos coragem e disposição para rezar. Há bons exercícios para fortificar nossa vontade. Pratiquemo-los.
Por fim, a maior e melhor dica está no amor. Rezar é se conectar com Deus. Assim, se você ama a Deus, você sente necessidade dele, da sua presença, de conversar com ele. Um casal de namorados apaixonadas gosta de estar juntos, de conversar e não se cansa dessa conversa sem fim. Os santos, porque amam muito a Deus, em geral não têm preguiça de rezar.
