RECOMENDAÇÕES
Psicólogo clínico, pastor aponta dicas que levam a ter longevidade com vida saudável
Guilherme Falcão, que também é logoterapeuta, enfatiza a integração da saúde física, mental e espiritual


O pastor, psicólogo clínico e logoterapeuta Guilherme Falcão lembra aos idosos as recomendações da geriatria e da gerontologia para que vivam bem neste novo ano. Ele cita seis pilares como essenciais para uma vida saudável e abundante: saúde física e mental, espiritualidade, nutrição, segurança e conexão social.
Falcão é alagoano, mas reside há 28 anos em Curitiba-PR. Ele veio a Maceió para passar as festas de fim de ano com familiares. Segundo ele, o lembrete aos idosos é baseado em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Logoterapia e Análise Existencial, de Viktor Frankl, médico psiquiatra e neurologista austríaco.
Nas recomendações, ele prioriza consultas de rotina e exames preventivos para detecção precoce e manejo de condições crônicas, como hipertensão e diabetes. Defende, também, manter as vacinas em dia e discutir quaisquer preocupações com um profissional de saúde do idoso, como o geriatra ou o gerontólogo.
Entre as dicas para viver bem, o pastor e psicólogo inclui atividade física adaptada, alimentação balanceada, sono de qualidade, segurança no ambiente doméstico, gestão do estresse associada ao autocuidado e eliminação de hábitos nocivos. Essas orientações estão disponibilizadas nos links transcritos ao final da matéria.
Na Igreja Batista do Bacacheri, que frequenta desde que chegou a Curitiba-PR, Guilherme participou da criação do Ministério de Aconselhamento, sob a presidência do pastor Luís Roberto Silvado. “Pela graça de Deus e pela visão assistencial do nosso presidente, criamos mais sete ministérios chamados ‘Rede de Cuidado’”, disse.
SAÚDE INTEGRAL
Com uma policlínica na qual atuam profissionais da área de reabilitação em saúde, a Rede de Cuidado da igreja atende anualmente cerca de cinco mil pacientes. “Oferecemos saúde integral aos idosos, pois entendemos que eles precisam de atenção nessa área de forma biopsicossocial e espiritual”, defende Guilherme.
Para Falcão, manter um estilo de vida ativo e preventivo é a chave para a longevidade e a qualidade de vida. Essa abordagem, segundo ele, consiste em compreender o idoso por meio da interação entre as dimensões biológica (físico-genética), psicológica (emoções e comportamentos) e social (contexto, cultura e relações).
O idoso alagoano que precisar de informações complementares sobre sua saúde, pode solicitar pelos links: Associação de Logoterapia Viktor – Email: Frankl https://logoterapiaonline.com.br – e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Email: SBGG https://share.google/hYMplRc7cR6Ss6XKF.
