Economia
Rodovias federais s�o teste de paci�ncia

TONY MEDEIROS Sucursal Arapiraca ? As rodovias federais BR-101 e BR-316 são um teste de paciência e de ?sentimento aventureiro? dos motoristas que trafegam por elas. A BR-101, também conhecida como ?rodovia da morte? além de possuir perigosas curvas, também é repleta de buracos. Ela cruza boa parte do território Nacional, mas no trecho entre os municípios de Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos, ela é conhecida pela buraqueira que toma conta da pista. Sabendo da necessidade de que a população de Teotônio Vilela precisa do movimento constante de veículos para que o comércio continue se desenvolvendo, o prefeito Joãozinho Pereira manda uma equipe do município tapar os buracos. ?Dinheiro gasto pela prefeitura que deveria ser investimento do governo federal, mas já que o departamento responsável não toma as devidas providências, a prefeitura de Teotônio Vilela tapa os buracos?, declara o prefeito. Ponte Ainda no município de Teotônio Vilela, uma Ponte sobre o Rio Coruripe que caiu há mais de um ano, ainda não foi reconstruída. O prazo inicial foi estourado e as obras ficaram durante um bom tempo paralisadas. Se os motoristas sofrem, a situação dos comerciantes da cidade é pior ainda. Segundo o empresário Humberto Luís, os prejuízos o levaram a demitir 23 empregados e fechar as portas de alguns estabelecimentos comerciais, com a queda do faturamento atingindo 80%. ?Ficamos sem freguesia porque ninguém estaciona o veículo para lanchar ou abastecer em Teotônio Vilela, quer ir embora o mais rápido possível. Sem contar, os motoristas que preferem trafegar por outras rodovias para não passar pelo constrangimento de esperar a vez para atravessar a ponte?, reclama Humberto. Nas proximidades de São Miguel dos Campos, as crianças resolveram ganhar um trocado para incrementar as brincadeiras e a feira familiar. Elas saem da escola para em seguida ?brincar na rodovia da morte?. Pegam a enxada do pai e caem em campo com a finalidade de tapar os buracos e convencer os motoristas a liberarem algum dinheiro. Hélder da Silva, 11, sempre que pode, deixa os livros em casa e segue para o trabalho na rodovia. Para ele a diversão vem depois, quando vai até a mercearia do povoado onde mora para comprar doces. ?O resto do dinheiro entrego para minha mãe?, afirma. BR-316 Na rodovia BR-316, os buracos se proliferam entre os municípios de Atalaia e Maribondo. Por ser uma rodovia federal, é constante o número de veículos que trafegam por ela. Veículos com pneus furados ou apresentando problemas na suspensão são comuns. ?Não é difícil avistar um veículo que apresente problemas na suspensão ou um colega motorista que foi obrigado a descer do carro e trocar o pneu furado?, afirma o caminhoneiro Antônio Padilha. Recuperação O engenheiro Carlos Manoel de Melo, do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT, ex-DNER), em Alagoas, garantiu, ontem, que as obras de recuperação da BR-104 serão retomadas amanhã (segunda-feira). No entanto, só contemplarão oito quilômetros da rodovia. ?Vamos atacar os pontos mais críticos, localizados entre o perímetro urbano de União dos Palmares e o Distrito de Rocha Cavalcante, e nas proximidades do Posto de Fiscal de São José da Laje?, explicou. Segundo o engenheiro, as obras serão tocadas com verbas complementares da ordem de R$ 4 milhões. Melo esclarece que o atraso na recuperação aconteceu por causa da instabilidade do tempo, muita chuva, característica da Zona da Mata. A recuperação do restante da rodovia depende da liberação do restante dos recursos, informou. Já a BR-101, no trecho entre os municípios de Teotônio Vilela e São Miguel dos Campos, o engenheiro informa que o projeto de restauração da rodovia está pronto, aguardando apenas a liberação do processo de licitação. As obras vão atingir o trecho entre os quilômetros 149 e 201 (da Usina Sinimbu até o entroncamento para Arapiraca). Na 316, os trabalhos devem começar em breve, uma vez que a obra já foi licitada.