Ceal atende a 3 mil telefonemas por dia
A central de atendimento da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) recebe atualmente uma média de três mil ligações por dia. A maioria das ligações é feita por clientes que pedem levantamento de débitos, segunda via de contas e a religação de energia. Es
Por | Edição do dia 06/10/2002 - Matéria atualizada em 06/10/2002 às 00h00
A central de atendimento da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) recebe atualmente uma média de três mil ligações por dia. A maioria das ligações é feita por clientes que pedem levantamento de débitos, segunda via de contas e a religação de energia. Esse número é considerado razoável pela empresa, em relação às demais concessionárias do País, que estão sendo obrigadas a melhorar a relação com os consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o usuário deverá ser sempre informado dos seus direitos e deveres enquanto consumidor de energia. Para maiores esclarecimentos, será lançada uma espécie de contrato de adesão, que irá tratar das relações de consumo. Por meio dessa cartilha, o governo federal espera subsidiar o usuário para que ele possa vir a cobrar da concessionária um melhor serviço e corrigir distorções existentes. Segundo estimativas da Aneel, dentro de 90 dias os cerca de 43 milhões de consumidores de energia estarão recebendo em casa todas as informações desse contrato. Para o superintendente de Gestão ao Cliente da Ceal, Luciano Gominho, as empresas já vêm melhorando o atendimento ao consumidor por determinação da resolução da Aneel. Ele disse que no caso da companhia local, foi montada uma estrutura de atendimento à população, através do Call Center. Através desse sistema, estamos atendendo a contento os nossos clientes, garante. Gominho diz que 20% das ligações recebidas diariamente dizem respeito à falta de energia e reclamação para pagamento de indenização de equipamentos danificados por queda de tensão. Mas, na maioria dos casos, não fica comprovado que o problema foi provocado pela queda de energia, ressalta, acrescentando que a avaliação é feita por uma comissão de técnicos da companhia. Agência Em Alagoas, os consumidores podem contar com vários órgãos para fazer reclamação dos péssimos serviços oferecidos por empresas públicas ou privadas. Além do Procon e da Ouvidoria do Estado, eles podem recorrer também à Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), que atua na defesa dos usuários contra os abusos praticados pelos órgãos. Na área de energia elétrica, a agência atua na fiscalização dos serviços a partir de um convênio firmado com a própria Aneel, que passou as atribuições para o órgão estadual. Com o convênio, as pessoas podem fazer todos os tipos de reclamações, incluindo valores nas contas, deficiência na iluminação pública, queima de equipamentos e também do mau atendimento prestado pela concessionária. Brevemente, a agência atuará na fiscalização de outros setores, a exemplo do gás canalizado, saneamento e transporte intermunicipal de passageiros. A população pode fazer a reclamação à Ouvidoria da Arsal , através do fone 0800 248-0429.