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Nº 5899
Economia

Dia das Crian�as: vendas do com�rcio devem crescer 10%

As vendas do Comércio em função do Dia das Crianças este ano prometem ser iguais ou melhores do que em 2001, quando o País ainda estava sob racionamento de energia elétrica e a economia dava sinais de retração. A expectativa dos analistas e das entid

Por | Edição do dia 10/10/2002 - Matéria atualizada em 10/10/2002 às 00h00

As vendas do Comércio em função do Dia das Crianças este ano prometem ser iguais ou melhores do que em 2001, quando o País ainda estava sob racionamento de energia elétrica e a economia dava sinais de retração. A expectativa dos analistas e das entidades do comércio varejista é de que os negócios melhorem – no segmento específico de brinquedos – até 10%. “As vendas, no entanto, serão mais restritas a produtos de menor valor. No comércio central, notamos que aumentou a oferta de brinquedos do Paraguai, nos camelôs, enquanto nas lojas os produtos mais caros foram substituídos por outros mais baratos”, analisou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Maceió (Sincomércio), Sílvio Arruda. “Nos segmentos de brinquedos e produtos para crianças, é possível que as vendas melhorem”, completou. Já o economista Jair Barbosa avaliou, ontem, que o segmento de brinquedos deve ter, até amanhã, um acréscimo de pelo menos 10% nas vendas dos produtos destinados às crianças. Para o economista, as constantes elevações da moeda norte-americana em relação à moeda brasileira elevaram, por exemplo, o preço de brinquedos importados e, por essa razão, o consumidor deve recorrer aos similares fabricados em território nacional. “O brinquedo nacional tem qualidade similar ou superior ao importado. Outra vantagem é a decisão da indústria nacional de não elevar o preço do produto como forma de incentivar as vendas”, explicou. Ao contrário de outras datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió não deflagraram nenhuma campanha promocional de incentivo às vendas. “O Dia da Criança mantém uma tradição de movimentação geralmente de revendedores de brinquedos. Trata-se de uma data com limitada opção de presentes. No caso do Dia dos Namorados, o consumidor tem uma infinidade de opções de compra. Eis a razão pela qual entidades como a CDL geralmente não deflagram campanha nesse período, deixando a tarefa a cargo das lojas”, concluiu.

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