Economia
Convers�o de carros para uso do g�s ainda � alta

O aumento do preço do metro cúbico do gás, em média de 24%, causou um desconforto para os dirigentes da Gás de Alagoas (Algás), que no final do ano passado lançou uma campanha para aumentar o número de conversões dos veículos para esse tipo de combustível. Hoje, a frota de veículos movidos a gás natural em Alagoas é estimada em quatro mil. Um dos motivos que emperraram o processo de ampliação dessa frota, no início, foi o pequeno número de postos preparados para abastecer com o Gás Natural Veicular (GNV). Hoje, Maceió possui 10 postos, mas não há ainda nenhum instalado no Interior. Os taxistas são os que mais usam o gás natural como combustível para seus veículos. A estimativa é de que 60% da frota de táxis de Maceió utiliza gás natural, por ser um combustível econômico. Muitas empresas públicas e privadas, e até particulares, optaram por fazer esse tipo de conversão. O trabalhador autônomo João Angelino fez a conversão do carro para gás natural e acha que o investimento valeu a pena. Ele chegava a gastar R$ 400 por mês para abastecer o carro com gasolina. Hoje, percorre 120 quilômetros com gás natural, suficiente para dois dias, gastando apenas R$ 8. Depois que fiz a conversão para o gás natural, só gastei R$ 70 com gasolina. Angelino só ficou insatisfeito com o último aumento do gás, mesmo assim, acha que ainda é mais vantajoso do que qualquer outro combustível. Redução O proprietário de uma oficina especializada em conversão para gás natural, Paulo Benedito da Silva, afirma que o movimento na oficina caiu no mês de janeiro, mas não atribui isso ao aumento do preço do gás. Janeiro é um mês em que, geralmente, as pessoas estão com pouco dinheiro. Ele chega a fazer por mês entre 30 e 40 conversões. Apesar do aumento dos materiais para fazer a conversão, a maior parte importado, Paulo mantém o preço do serviço em R$ 1.950,00. Em média, esse serviço está custando mais de R$ 2 mil. Ele garante que não existe fundamento nas reclamações de alguns motoristas de que a vida útil do motor reduz com a conversão para o gás. Quem faz esse tipo de reclamação não adota a revisão periódica do veículo, afirma Paulo. Como qualquer outro veículo, o carro movido a gás precisa de manutenção, que deve ser feita a cada seis meses. Ele recomenda, ainda, que seja utilizada um pouco gasolina pela manhã e à noite para lubrificar o motor. São muitas as vantagens do gás natural, pois ele descarboniza o motor, não polui e é mais econômico do que qualquer outro combustível.