Economia
Especialista alerta para as promoções na Black Friday

Quase tão contemporânea quanto a importação da campanha Black Friday americana no Brasil, é o termo conferido a algumas lojas e serviços que promovem ?Black Fraudes?. Em geral, o trocadilho vem acompanhado com o irônico slogan: tudo pelo dobro da metade do preço. A razão para o descrédito, segundo a publicitária e professora universitária Cerize Ferrari de Melo, se dá por uma atenção maior de consumidores. A profissional relata que as falsas promoções tiveram uma explosão de reclamações em 2014, quando sites especializados ? como o Reclame Aqui ? bateram recorde de chamadas contra vendedores que propagandeavam ofertas irreais. ?Foi só em 2015 e 2016, depois de todo o ?boom? de reclamações, que o vendedor e varejista passou a notar que as pessoas estão mais atentas e que o consumidor não é bobo. Ele pesquisa e sabe o que quer. Sabe o preço que estava antes da promoção e que não adianta enganar?, relata. Um dos segmentos que mais reforça as vendas é o setor de eletrônicos. ?Na semana ou até no mês da Black Friday, o consumo de eletrônicos é superior ao natal. E quem compra eletrônicos geralmente pesquisa antes?, afirma. Uma das armadilhas para o consumidor, segundo a docente, é o impulso em adquirir produtos não planejados, o que corresponde a mais de 80% das vendas. ?O consumidor movido a impulso tende a efetuar uma compra no calor da emoção. Apesar disso, dependendo do valor que vai gastar, quanto mais caro o bem, mais pesquisa ele faz, conta.