Economia
Vendas do Dia das Mães têm alta

Brasília, DF As vendas na semana do Dia das Mães cresceram 2% neste ano, segundo o indicador de Atividade do Comércio, da empresa de consultoria Serasa Experian. A avaliação foi feita no período de 8 a 15 de maio, em relação a período equivalente de 2016, quando houve queda de 8,4% nas vendas. O resultado deste ano é o primeiro com variação positiva desde 2014. Para economistas da Serasa Experian, o crescimento é explicado pela redução da inflação, a queda do juros e a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na economia. Também houve melhora de 1% nas vendas relativas ao fim de semana do Dia das Mães (12 a 14 de maio), na comparação com as datas relativas ao ano passado. O indicador apurou ainda os resultados da cidade de São Paulo, onde as vendas cresceram 3,3% na semana da data comemorativa. Numa outra pesquisa divulgada ontem, pela Boa Vista SCPC. o comércio varejista registrou alta de 1,6% nas vendas para o Dia das Mães de 2017, apuradas ao longo da semana imediatamente anterior à data (8 a 14 de maio), em comparação ao registrado em período equivalente do ano passado (2 a 8 de maio de 2016). O resultado positivo interrompeu uma sequência de dois anos consecutivos em baixa, já que foi constatada retração de 4,6% em 2016 e queda de 1,2% em 2015. O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Na avaliação da Boa Vista, o desempenho do comércio na data segue a tendência de recuperação das vendas do varejo em 2017, ainda que os consumidores sigam cautelosos. A melhora é decorrente, principalmente, de um recuo na inflação e de uma tendência gradativa de queda nos juros, apontou a Boa Vista em nota.
