Energia
Tempo de atendimento da equatorial aumenta em uma hora
De abril a agosto, o tempo de atendimento subiu gradativamente e saltou de 4h57min para 5h57min
Desde que a Equatorial Energia Alagoas assumiu o controle da distribuição de energia elétrica no Estado, em 18 de março deste ano, o tempo médio de atendimento a ocorrências emergenciais aumentou em uma hora. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que de abril a agosto o tempo de atendimento aumentou gradativamente e saltou de 4h57min de espera em Abril, para 5h57min em agosto.
Ainda segundo a Aneel, das 38 unidades consumidoras atendidas pela Equatorial, 35 ficaram mais tempo sem energia nos últimos doze meses do que o limite estabelecido. Porto Calvo lidera o ranking das unidades mais penalizadas. Com limite de 18 horas de interrupção em 12 meses, a unidade já acumula 67,53 horas. Por lá, são 17.644 lares atendidos.
No “ranking da escuridão” o segundo lugar é ocupado por Campestre, que tem como limite 21h de interrupção em 12 meses, mas, já vai nas 64,38 horas às escuras. Na capital, a primeira unidade consumidora a aparecer no “ranking da escuridão” é o Trapiche da Barra, que está no 23° lugar geral da distribuidora. Para o Trapiche da Barra o limite de interrupção é de 19 horas, mas por lá a escuridão acumulada já acumula 25,92 horas.
O pódio das três unidades consumidoras com menos tempo de interrupção é encabeçado pela unidade consumidora Pajuçara. Nessa unidade o limite é de 10 horas de interrupção em doze meses, e o acumulado até agora marca 7,29 horas de “escuridão”. O pódio é preenchido ainda por Xingó, que tem 14,31 horas de interrupção, mas o limite é 15 horas, e em seguida vem Arapiraca 1, onde já são 19,27 horas sem energia, mas o prazo é de 20.
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento
CORTE
Em contrapartida, mais ágil que a antiga distribuidora de energia elétrica que atuava no Estado, a Equatorial tem adotado a prática de corte no fornecimento após uma conta em atraso, o que tem provocado descontentamento dos usuários, que no mesmo período viram o atendimento demorar mais.
Todavia, a empresa informou que o corte de energia por inadimplemento é realizado de acordo com as diretrizes estabelecidas Aneel, e ratificou que a partir de uma conta em atraso já é possível ter a energia cortada.
No entanto, segundo a empresa, antes da suspensão, é enviado um reaviso de débito informando a conta vencida e o prazo da interrupção. Em relação ao aumento no tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e tempo de interrupção do serviço acima do limite a Equatorial foi questionada mas não respondeu até o fechamento desta edição.
* Sob supervisão da editoria de Economia