Economia
Petrobras: pre�o do g�s s� cai se distribui��o reduzir lucro

Buenos Aires - A Petrobras partiu para a briga com as distribuidoras de gás de cozinha. A estatal condicionou uma eventual redução de seus preços à diminuição da margem de lucro das companhias que fazem a distribuição do produto. Segundo o presidente da empresa, José Eduardo Dutra, a participação da Petrobras na formação do preço é pequena e a companhia sozinha não conseguirá baixar o valor pago pelos consumidores. ?Isso [a redução dos preços] deve incluir a Petrobras, os governos estaduais e federal e principalmente a distribuição e a revenda, que têm hoje uma margem de lucro maior que em todos os lugares do mundo?, afirmou Dutra. Segundo Dutra, a parcela da Petrobras no preço do botijão de gás oscila entre 35% e 39%. ?Na distribuição e na revenda, há lugares em que a margem é muito maior que isso?, afirmou. O presidente da estatal disse ainda que os governos também precisam contribuir por meio de uma redução de impostos que incidem sobre o produto. ?Cada um tem que dar a sua parcela para que possa haver uma redução significativa para o consumidor?, afirmou. Segundo ele, a meta traçada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que o valor do botijão, que hoje está em cerca de R$ 33, seja reduzido em até R$ 10; ou seja, para um preço médio de R$ 22. Gasolina Dutra, que esteve em Buenos Aires para a inauguração de um posto de gasolina instalado no aeroporto internacional da Província, também disse que a Petrobras poderá anunciar novas reduções no preço da gasolina se o valor do barril do petróleo no mercado internacional e o dólar recuarem.