De acordo com o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Alagoas possui atualmente 326 mil pessoas desenvolvendo atividades no meio rural ligadas à Agricultura Familiar. Isto quer dizer que 72% da mão de obra ocupada no meio rural são de famílias que tiram seu sustento do campo. Fomentar a agricultura familiar a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores, é a missão da entidade que no momento está inviabilizada, lamentam os agricultores.
DENÚNCIA
As reclamações de mais de mil produtores da agricultura familiar chegaram a Assembleia Legislativa. Até os deputados da bancada de apoio do governador Renan Filho (MDB) e do partido dele cobram responsabilidade com o desenvolvimento rural e assistência ao produtor. As cobranças saíram dos bastidores e ganharam repercussões depois dos pronunciamentos fortes em plenário do Legislativo, no decorrer da semana passada.
A deputada Jó Pereira (MDB), conforme matéria do jornalista Marcos Rodrigues publicada na Gazetaweb, utilizou a tribuna do parlamento para cobrar do governador política estadual para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Entre os problemas apontados pela parlamentar, durante o pronunciamento, estão a falta de distribuição de sementes e as dificuldades na irrigação para agricultura familiar.
Ao longo do ano, por diversas vezes, os produtores rurais denunciaram o “colote” que sofreram e o caos que estão vivendo. “O que nós precisamos é definição política para proporcionarmos conhecimento aos nossos agricultores. Precisamos executar o Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar, e exigir o fortalecimento do programa federal, pois são planos viáveis, que precisam de decisão política”. Como exemplo, a deputada lembrou o caso da bacia leiteira que em recente apresentação do Ministério da Agricultura, foi mostrada como prioridade de ação do governo Federal, destacou a deputada. AF