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Facilidade de cr�dito faz pequenas e m�dias empresas preferirem factorings

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As empresas de factoring estão ocupando o espaço deixado pelos bancos no atendimento às pequenas e médias empresas do comércio, indústria e serviços. No Brasil, 726 empresas são filiadas à Associação Nacional de Factoring ? Anfac, entidade que funciona como um selo de qualidade, garantindo que seus associados desempenhem as funções típicas de factoring : compra de títulos de crédito de pequenas e médias empresas, o chamado fomento mercantil. Nélber Jatobá, diretor Financeiro da Mega Factoring, uma das empresas atuantes no mercado alagoano, filiada à Anfac, diz que uma das vantagens da factoring é a agilidade operacional. O fato dos bancos terem seus centros de decisão localizados fora de Alagoas ? observa -, torna mais complicada a aprovação de crédito, principalmente para as pequenas e médias empresas. ?No caso da factoring, não, a decisão é local, em contato direto com o executivo, que conhece o mercado e as pessoas, facilitando a operação?. Tadeu Brêda, também diretor da Mega Factoring afirma que entre outras vantagens em se operar com uma factoring estão a ausência de taxas de serviços bancários, de taxa de abertura de conta, de taxa de cadastro e das vendas casadas que tanto oneram as operações de crédito no sistema bancário, estas operações já com juros altíssimos. ?O fato de nós liberarmos o crédito de imediato, na maior parte das vezes em menos de 24 horas é outro fator importante, já que para o empresário tempo é dinheiro. Depois da primeira operação, a empresa passa a ter um crédito rotativo, o que também facilita a sua vida?, explica Tadeu Brêda. Crédito rápido João Felipe, da Triplik Factoring aponta a ausência de burocracia como uma das grandes vantagens da factoring. ? As pequenas e médias empresas têm dificuldade em conseguir crédito no mercado bancário, principalmente na velocidade que seus negócios exigem, daí a vantagem da factoring, que lhes oferece um crédito rápido, seguro e sem burocracia?, observa João Felipe. Para Nelber Jatobá a concentração dos bancos devido às aquisições que estão acontecendo no mercado vai resultar em um pequeno número de grandes conglomerados financeiros, dificultando ainda mais o acesso dos pequenos e médios empresários ao crédito. Isto, segundo ele, aumenta o atrativo das factoring. A factoring compra créditos de vendas realizadas pelas empresas a um custo mensal de 3,9%, mas um ad valorem (relativo às despesas operacionais da factoring) , cuja média nacional é de 1%. Em Alagoas há 66 factoring registradas na Junta Comercia, 10% das quais filiadas à Anfac. Luiz Lemos Leite, presidente da Anfac é rigoroso no que diz respeito a esse aspecto. ?Para tranqüilidade e segurança, recomendamos ao empresário: só trabalhe com empresa filiada à Anfac.? Luiz Lemos Leite diz que o mercado prioritário das factoring são as pequenas e média empresas. O que Néuber Jatobá confirma: em Alagoas 60% de nossos clientes estão no comércio, 30% na indústria e o restante no setor de serviços. ?Nós compramos títulos de crédito decorrentes de vendas mercantis, fomentando o capital de giro dessas empresas.?

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