app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia Agentes do Procon percorrem farmácia em Alagoas para fiscalizar preço de produtos

PROCON-AL AUTUA CINCO FARMÁCIAS POR PREÇOS ABUSIVOS

Ação do Órgão de Defesa do Consumidor constatou prática abusiva no álcool em gel, álcool líquido e também em máscaras

Por Pâmela de Oliveira* | Edição do dia 25/03/2020 - Matéria atualizada em 25/03/2020 às 06h00

Com a crescente preocupação em torno do coronavírus, aumentam, também, as denúncias de consumidores ao Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL). A maior queixa é acerca de comerciantes alagoanos que estariam cometendo práticas abusivas em relação aos preços de alguns produtos vendidos. A ação, que tem como objetivo analisar se os produtos que estão à venda realmente sofrem aumento de preço sem justa causa, está sendo reforçada durante esta semana e segue pelo resto do mês. A iniciativa teve início dia 17 de março, no Centro da capital alagoana, e seguirá por vários estabelecimentos do estado. Os fiscais vistoriaram lojas e farmácias de Maceió, onde foram feitos cinco autos de infração por preço abusivo do álcool em gel, do álcool líquido e também de máscaras. Na tarde de ontem (23), o Procon Alagoas se deslocou até o interior do estado para realizar mais fiscalizações. Para que a fiscalização consiga alcançar um maior número de municípios, a equipe do Procon foi dividida em cinco grupos e, assim, durante toda a semana, irá passar por cidades como Pilar, Atalaia, Santa Luzia do Norte, Maribondo, Boca da Mata, Capela, Cajueiro, Viçosa, Rio Largo, União dos Palmares, São José da Laje, Paripueira, São Luiz do Quitunde e muitas outras. O coordenador de fiscalização João Lessa alerta: “Alguns estabelecimentos estão se aproveitando desse momento delicado e superfaturando esses produtos, elevando seus preços acima do valor de mercado. Sendo assim, nossos fiscais estão atuando para evitar que você consumidor, não seja prejudicado”.

“O Governo de Alagoas recomendou que as fiscalizações onde seja comercializado qualquer tipo de produto essencial que previna o vírus, sejam totalmente intensificadas, logo, continuaremos trabalhando incansavelmente para que o consumidor não seja lesado e seguindo a instruções do Governo”, conta o diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio Torres.

Daniel destaca, ainda, que o aumento elevado de preços dos produtos é uma prática irregular e abusiva, e que, apesar da pandemia do coronavírus, o que alguns comerciantes estão fazendo não é justificável.

* Sob supervisão da editoria de Economia.

Mais matérias
desta edição