Pandemia
FECOMÉRCIO CRITICA MANUTENÇÃO DE MACEIÓ EM FASE AMARELA
Presidente da entidade diz que a estagnação de fase da capital alagoana desacelera a retomada da economia no Estado


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) criticou nesta quarta-feira (29), a manutenção, por mais 15 dias, da fase amarela de Maceió no plano de distanciamento social anunciada pelo governador Renan Filho (MDB) na noite de terça-feira (28). De acordo com a entidade, que representa empresários do comércio de Alagoas, a estagnação de fase na capital desacelera a retomada da economia. Desde o início da pandemia, a entidade vem se posicionando a favor da reabertura do comércio integrando. Com o anúncio de ontem, a Fecomércio acredita que haverá um consequente impacto econômico, já que parte do comércio volta a funcionar no interior, os transportes intermunicipais retornam – ainda que 50% da frota - e, em Maceió, as academias reabrem, mas este impacto ainda não será suficiente para as empresas se reestruturarem.
O presidente da entidade, Gilton Lima, não vê como positiva a manutenção da capital na fase amarela - a terceira das cinco fases propostas pelo governo de Alagoas para a total retoma da economia. “Como praticamente 50% das empresas alagoanas estão situadas na capital, manter as restrições atuais acaba atrasando a recuperação da economia. E economia parada se reflete em desemprego”, defende.
Gilton Lima criticou ainda a postagem do governador - feita um dia antes do anúncio do novo decreto de isolamento social - em que pedia a conscientização de todos e levantando a possibilidade de um recuo no protocolo, caso fosse preciso. O presidente da Fecomércio enfatizou que as empresas se estruturaram para cumprirem as medidas previstas no protocolo, mas além dos comerciantes, os consumidores devem ficar atentos ao cumprimento das regras de distanciamento social. “Todos têm que fazer sua parte. Não adianta a empresa estar toda preparada, seguindo o protocolo, e o consumidor não observar as marcações nas filas e a distância nas mesas, por exemplo”, ressalta.