Pandemia
MAIORIA DOS EMPRESÁRIOS BUSCA REPOSICIONAMENTO
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O gerente de relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, explica que este é um momento em que a maioria dos pequenos empresários está buscando se reposicionar no mercado. “Segmentos com baixo impacto, como minimercados de bairros, expandiram suas estratégias de atendimento e incluíram delivery”, cita. Ele explica que o público que faz compras em bairros por essa modalidade está no grupo de risco, como idosos, gestantes e mães com crianças muito pequenas. “Oferecer, portanto, segurança a todos os públicos, sejam funcionários, colaboradores diversos e clientes deve ser estratégia de qualquer empresa. Bio segurança, aliás, será um critério na decisão de compra do consumidor”, pontua. De acordo com ele, o comércio digital é “um caminho sem volta”. “A pandemia, contudo, empurrou muitas empresas para o comércio online em busca da sobrevivência financeira dos negócios. Outras tantas, que já estavam estabelecidas com o e-commerce, perceberam a disparada das vendas pela internet. Em maio as vendas online cresceram mais de 132%. Foram mais de 23 milhões de pedidos online, gerando um faturamento de R$ 9,4 bilhões. Como não continuar se é mais econômico e seguro para clientes e empresas atuação online em alguns segmentos de mercado? O desafio, porém, sempre será a gestão do empresário. A maioria absoluta não sabe atuar com modelos exclusivamente remotos ou híbridos (presencial e online) e tendem a repetir antigas lições de gestão empresarial, que não servem mais para os desafios da atualidade”, alerta Marcos Alencar. Outra coisa que o especialista do Sebrae conta é que “ajustar o orçamento é uma receita que não tem mistério”. Marcos Alencar ensina que é preciso equilibrar o saldo entre o quanto gasta em relação com o quanto arrecada. “Isso é matemática. Para tanto, o empresário vai precisar ajustar o que pode gerar mais gastos, o que podem ampliar sua receita e, portanto, o que pode indicar um saldo positivo para que ele continue investindo e crescendo”, ensina. O especialista dá algumas dicas: defina suas despesas e faça, então, o fluxo de caixa; converse com seu contador e observe todas as orientações sobre parcelamento de tributos e impostos que o governo federal, estadual e municipal ofereceram; renegocie suas dívidas com seus credores, como bancos; corte gastos desnecessários; use e abuse do digital e das vendas online, mas com profissionalismo. “Não venda além de sua capacidade de entrega, não divulgue o que você não pode oferecer, portanto, não frustre seus clientes. Cliente geralmente não perdoa falhas de entrega”, alerta. Outras dicas dadas pelo especialista são: faça promoções para girar o estoque, caso tenha. “Faça promoções seguras e que mantenham o equilíbrio financeiro de sua empresa. Uma dica: crie um clube ou estratégia de assinatura de seu produto ou serviço. Ou seja, você pode ter clientes mensalmente pagam para receber semanalmente sua pizza, no sabor que ele desejar, a um preço mais em conta que se não fosse assinante. Assinatura não é apenas para serviço, pode ser aplicado também para produto. Mas é preciso planejar. Nesse caso, inove”; Se capacite. “Nunca deixe de estudar, de conhecer outras empresas exitosas, de pensar em alternativas. A gente cresce na crise, também”, afirma. Por fim, Alencar lembra que o empresário pode contar com o Sebrae para orientação e consultorias de atendimento gratuitas oferecidas online. Mais informações pelo 0800 570 0800.