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Energia

INADIMPLÊNCIA DE CONSUMIDORES COM A EQUATORIAL ATINGE R$ 791 MI

Débito foi impactado pela pandemia do novo coronavírus no País, segundo a direção da empresa

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Campanha de Equatorial Energia tenta negociar débito de mais de R$ 791 milhões de consumidores em Alagoas
Campanha de Equatorial Energia tenta negociar débito de mais de R$ 791 milhões de consumidores em Alagoas -

Impactada pela pandemia de Covid-19, a inadimplência dos consumidores alagoanos com a Equatorial Energia atingiu 791 milhões no segundo trimestre deste ano, segundo balanço divulgado pela companhia para acionistas na semana passada. De acordo com a empresa, as contas a receber da companhia são compostas pelas faturas de energia elétrica e pelos parcelamentos de débitos de faturas de fornecimento de energia vencidos dos consumidores inadimplentes. A empresa explica que dos R$ 791 milhões, cerca de R$ 675 milhões se referem a contas de clientes que não pagaram até o vencimento da fatura. No balanço divulgado, a Equatorial Energia informa que as medidas de isolamento, combinado às restrições de suspensão de fornecimento de energia determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre março e junho, provocaram queda no consumo e na arrecadação das concessionárias de distribuição de energia elétrica do grupo. "A companhia estabelece as políticas de cobrança para as classes de clientes para reduzir os níveis de inadimplência, e consequentemente, a recuperação dos valores recebíveis", informou a Equatorial. "Todas as políticas de cobrança estabelecidas estão em consonância com a legislação e regulamentação específicas, no caso do setor de energia elétrica a Resolução Normativa nº 414 emitida pela Aneel", acrescentou. Para tentar reduzir a inadimplência, a companhia lançou recentemente uma campanha de renegociação dos débitos, que se estende até o próximo sábado (5). Nela, os alagoanos que apresentaram dificuldades para manter as contas de energia em dia na pandemia terão mais uma oportunidade para regularizar a situação com a Equatorial. “Além de evitar a suspensão do fornecimento e a negativação, os clientes adimplentes podem concorrer a prêmios mensais com a promoção Energia em Dia”, explica o gerente de Relacionamento com Cliente da Equatorial, Carlos Morais. Segundo ele, as negociações podem ser feitas pela central de negociação, pelo telefone 0800 729 2058. As chamadas podem ser feitas a partir de um celular, com ligação gratuita, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 14h, aos sábados. Os clientes também podem fazer o parcelamento das contas pendentes em até 12 vezes no cartão de crédito no site https://al.equatorialenergia.com.br/pagamento-de-faturas/. "Outra maneira de facilitar ainda mais para a população é a visita dos agentes negociadores que a Equatorial disponibilizou", ressalta. Durante a campanha, os clientes poderão pagar à vista ou parcelar em até 6 vezes, os débitos acumulados de março a junho, com isenção de juros, multas, correção monetária, entre outras facilidades. Para as dívidas anteriores a março, a distribuidora também oferece outras negociações especiais e personalizadas para cada situação. Em caso de parcelamento, o cliente poderá ter opção de dar entrada, que pode variar de 15% a 50% do valor do débito, a depender do total da dívida, da classe da unidade consumidora e do tipo da negociação que o cliente escolher.

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