app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia Prejudicado pela pandemia de Covid-19, setor de restaurantes de Alagoas inicia recontratações de trabalhadores

AOS POUCOS, SETOR DE RESTAURANTES INICIA RECONTRATAÇÕES

Sine da capital alagoana já começar a registrar vagas para para profissionais como garçom, cozinheiro e auxiliar de cozinha

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 15/09/2020 - Matéria atualizada em 15/09/2020 às 06h00

O baque na economia provocado pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 afetou em cheio o setor de serviços, em especial os que dependiam de atendimento presencial. Em Maceió, trabalhadores destes segmentos ficaram sem trabalho e conforme o Sine Maceió, de maio até julho, quase 6 mil pessoas foram dispensadas. Mas, no mês de agosto, há um sinal positivo com a retomada de algumas contratações no setor de gastronomia.

Segundo informou a diretora do Sine Maceió, jornalista Camila Limeira, os efeitos da crise econômica ainda são sentidos em vários segmentos. Mas, de acordo com dados atualizados no órgão, começaram a surgir as primeiras vagas, o que indica uma retomada dos negócios.

“Passamos ainda por um momento delicado com milhões de desempregados no Brasil com reflexos diretos em Alagoas e, claro, também na capital. Mas as vagas estão chegando e estamos vendo uma retomada bem vagarosa, mas que está acontecendo por parte dos empresários por mão de obra”, revela Camila. Os levantamentos indicam que o segmento de gastronomia, duramente afetado pela ausência de vendas no salão, ou seja, dentro dos estabelecimentos, segundo o Sine é o primeiro a presentar as primeiras oportunidades de novas contrações com carteira assinada. “São vagas para a área de gastronomia para trabalhar como garçom, cozinheiro, auxiliar de cozinha. E como está chegando o final de ano há uma boa perspectiva para esta área. Além disso o setor hoteleiro também tem uma tendência para contratações”, detalhou a diretora do Sine. Além desse segmento, o comércio varejista, em especial os supermercados, também apontam possibilidades de contratação como nas lojas e shoppings. O alerta, nesse primeiro momento, é para quem tem experiência ou disponibilidade para trabalhar na área de vendas, bem como logística, uma vez que a retomada das vendas implica diretamente na reposição e armazenagem de estoques. Ao mesmo tempo em que faz estas primeiras divulgações, o Sine Maceió também convoca os empresários dos diversos setores da economia para buscar o apoio do órgão para mediar novas contratações. Quanto ao atendimento do órgão, ele ainda ocorre de forma não presencial, mas de forma eficiente pelo 0800 082 6205 e o e-mail [email protected]. Os canais podem ser usados tanto para cadastros como também para a entrada no seguro desemprego. Neste caso o trabalhador precisa acessar a plataforma digital site gov.br ou o App CTPS Digital.

Mais matérias
desta edição