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VENDAS ONLINE SOBEM 80% EM ALAGOAS DURANTE A PANDEMIA

Levantamento do Sebrae mostra que 70% dos empresários alagoanos atendidos pela entidade aderiram ao mercado online

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Pandemia do novo coronavírus provocou aumento no volume de vendas online em Alagoas, aponta Sebrae-AL
Pandemia do novo coronavírus provocou aumento no volume de vendas online em Alagoas, aponta Sebrae-AL -

O faturamento das pequenas e médias empresas alagoanas com vendas online aumentou até 80% durante a pandemia do novo coronavírus. As informações são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas. De acordo com a entidade, também foi registrado aumento na procura por consultoria. De acordo com o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae, Marcos Alencar, 70% dos empresários atendidos pela entidade aderiram ao mercado online, e quando questionados sobre os resultados, Alencar conta que eles informaram aumento no faturamento entre 60% e 80% durante a pandemia, na comparação com os primeiros meses do ano. Alencar revela também que mesmo com a pandemia, os atendimentos da entidade aumentaram em média 50% este ano, na comparação com o ano passado. Segundo ele, a busca dos empresários por se reinventar é um dos fatores desse aumento na demanda do Sebrae. Marcos Alencar conta que alguns empresários pretendem manter as atividades somente no ambiente virtual. “Cito como exemplo um contador que atendemos. Ele pagava aluguel de escritório, custos de manutenção da sala e o deslocamento, com a pandemia viu que o teletrabalho era tão lucrativo quanto o modelo que trabalhava”, diz.

Alencar explica que para alguns empresários o ambiente virtual já era algo comum, até porque a venda de gêneros alimentícios por aplicativos de delivery também se enquadra nessa modalidade, mas para quem atua fora desse gênero as vendas por meio virtual não foi propriamente uma escolha, mas uma questão de sobrevivência. “E aqui fica a lição para os próximos anos, muitos empresários ainda relutam em buscar consultoria e capacitação”, revela.

Alencar explica que há, na maioria dos casos, uma cultura de que já se sabe tudo referente ao negócio. Ele pontua que isso acontece muito em negócios de família. Mas o especialista rebate tal pensamento. “Nunca se sabe tudo, sempre há o que aprender”, frisa. Em todo o País, o faturamento de pequenas e médias empresas com vendas online cresceu 118% entre fevereiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Já o volume de vendas no mesmo período aumentou 98%. Os números fazem parte de um levantamento feito pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado. Segundo o estudo, o fechamento das lojas por causa da pandemia do coronavírus acelerou o processo de digitalização desses negócios e incentivou o investimento no ambiente digital como principal canal de vendas durante a quarentena. De acordo com os números, a Região Sudeste foi responsável por 69% das compras online durante a pandemia, seguida pelo Norte e Nordeste, com 13%; Sul, 12% e Centro-Oeste, 6%. Já as categorias que mais cresceram no volume de vendas foram: Cama, mesa e banho, com 393% de aumento, seguida por Móveis, 241%; Decoração, 217%; Saúde, 212%; Câmeras, filmadoras e drones, 205%. “A chegada da pandemia causou um grande impacto na forma que essas empresas se relacionam com seus consumidores. Muitas dessas lojas não tinham familiaridade com o varejo online e tiveram que acelerar essa migração. A adaptação foi necessária e o resultado tem sido excelente”, afirma André Dias, presidente-executivo da Neotrust/Compre&Confie.

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