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Nº 5854
Economia A busca pela essência das coisas vai se traduzir como desejo de simplificação

CONSUMO TENDE A PRIORIZAR O ESSENCIAL

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Por Folhapress | Edição do dia 30/12/2020 - Matéria atualizada em 30/12/2020 às 04h00

São Paulo, SP – A pandemia do coronavírus e a consequente perda de entes queridos e do convívio social despertaram reflexões sobre o que de fato é importante na vida das pessoas e nos negócios, determinando mudanças comportamentais e novas tendências de consumo para 2021. Relatório do escritório de pesquisa de tendências Observatório de Sinais aponta um momento "neoessencialista", em que a busca pela essência das coisas vai se traduzir como desejo de simplificação e reducionismo. "As pessoas estão procurando mais leveza e praticidade. Isso acontece em função de um quadro pesado e negativo que vivemos por causa da pandemia, com a questão da morte muito próxima", afirma Dario Caldas, sociólogo e diretor do Observatório de Sinais. Restrito a assinantes, o relatório aponta que a tendência "neoessencialista" se aproxima esteticamente de um despojamento voluntário, presente no estilo minimalista. No mercado, deve se traduzir em produtos que tenham apenas elementos essenciais, mas com grande atenção à funcionalidade. O célebre "menos é mais" fortalece o consumo sustentável, outra tendência acelerada nos últimos meses. Segundo Caldas, aumenta a percepção, especialmente entre jovens, do atrelamento da pandemia ao desequilíbrio do clima e do planeta. "Isso significa que os consumidores tendem a fazer uma associação natural entre a saúde do corpo individual e a saúde planetária, coletiva", indica o relatório. Nesse contexto, conceitos como a economia circular (reutilização de materiais), reducionismo, desperdício zero e upcycling (técnica que reaproveita itens descartados e os transforma em novos) saem mais fortes da pandemia e se confirmam como referências sustentáveis. Como consequência do impacto causado pelo medo da pandemia, os consumidores devem continuar buscando produtos que remetam a condições de segurança. Segundo Caldas, as marcas que posicionarem suas mercadorias, serviços e discursos na "tendência safe" terão mais chances de conquistar o consumidor. Objetos com formatos que inspiram a sensação de proteção, como a poltrona Capsule, da designer ucraniana Kateryna Sokolova, voltam à cena. O campo do design respondeu mais rapidamente a essa tendência. A estilista Marine Serre, por exemplo, já explora no design das roupas o imaginário de calamidade sanitária e ambiental. Antes mesmo da pandemia, a francesa havia criado uma coleção incluindo máscaras protetoras. Em julho deste ano, uma de suas peças apareceu no álbum visual "Black Is King", da cantora Beyoncé, e Serre ganhou projeção mundial. Em ano turbulento, outra tendência no design impulsionada é a do escapismo, com a fuga da realidade ou da rotina. A marca Jacquemus, por exemplo, representou essa tendência em desfile realizado em meio a um trigal. Na passarela montada em um campo dourado, os modelos exibiram roupas com cortes despojados e tons em harmonia com o ambiente, com o objetivo de evocar leveza. Nos negócios, vencida a pandemia, é projetado crescimento do mercado de experiências, que inclui turismo de aventura, saltos de paraquedas e passeios de balão. Segundo Caldas, o isolamento deve acelerar os planos para realização de desejos. Nos serviços, os consumidores estarão mais simpáticos a adesão aos pequenos rituais, que vão do momento do cafezinho na loja à experimentação de produtos. São ações que podem trazer prazer aos consumidores, considerando o período de estresse e as muitas horas conectados à internet na pandemia. "Como consequência, isso aumentará o engajamento dos negócios", diz Caldas. Outra tendência identificada apela à sedução. O estudo lembra a diminuição do apelo sexual em tempos de guerra ou pandemia e sugere que grifes de confecções, bolsas e calçados apostem em elementos que chamem atenção, como brilho e decotes. No varejo, os ambientes físicos incorporarão elementos digitais. Na tendência "mundo figital", a convergência se dá com inovações tecnológicas, entre elas cobranças automáticas por aplicativo, lockers para retirada de produtos comprados online e provadores inteligentes, com telas de toque em que os clientes podem consultar informações de peças, cores e tamanhos.

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