loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Economia

Economia

REAJUSTE NA CONTA DE LUZ ESTÁ PREVISTO PARA MAIO, DIZ EQUATOrial

Durante a pandemia, segundo Equatorial, houve um aumento para a classe residencial

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Durante o ápice da pandemia, houve um aumento para a classe residencial, entre abril a julho do ano passado, ficou registrado um crescimento de aproximadamente 13%
Durante o ápice da pandemia, houve um aumento para a classe residencial, entre abril a julho do ano passado, ficou registrado um crescimento de aproximadamente 13% -

A Equatorial Energia Alagoas diz que o reajuste na tarifa da conta de luz ocorreria apenas no mês de maio. Em 2020, o consumo foi bastante impactado pela pandemia de Covid-19. De acordo com as informações, no primeiro trimestre, ficou registrado um crescimento médio de 7,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar do reajuste acontecer somente uma vez ao longo do ano, a Equatorial diz que o consumidor precisa ficar atento as bandeiras tarifárias mensalmente, que são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Em março, a bandeira definida pela ANEEL continua amarela e representa cerca de R$ 1,34 a cada 100 kWh consumido. “No período mais crítico das medidas de isolamento, o residencial passou a apresentar aumentos no consumo da ordem de 13%, enquanto o comercial apresentou quedas de até 27%”, informa a assessoria de comunicação da empresa e acrescenta, “ao longo do segundo semestre, o consumo começou a dar sinais de retorno à patamares mais próximos aos valores realizados em 2019 por ambas as classes, em média 6,5% para o residencial e -7% para o comercial”.

Durante a pandemia, houve um aumento para a classe residencial, entre abril a julho do ano passado, ficou registrado um crescimento de aproximadamente 13%, em relação ao mesmo período de 2019. Por outro lado, a classe comercial apresentou uma queda média de 21% e o poder público de 30%, observando o mesmo período para ambas. No entanto, a análise do mercado total da distribuidora mostra que, os meses que antecederam o isolamento, janeiro e fevereiro, apresentaram as maiores taxas de crescimento de 2020, respectivamente 8,3% e 7,7%. A empresa deu algumas dicas de economia para os consumidores.

CONFIRA:

• Dar preferência as lâmpadas de LED. Elas são um pouco mais caras que as demais, mas podem gerar uma economia de cerca de 40%; • Sempre que sair dos ambientes, atentar para desligar a luz e os equipamentos eletrônicos, preferencialmente retirá-los da tomada; • Juntar uma boa quantidade de peças e passar todas de uma só vez. Primeiro, passar as roupas pesadas. Por fim, desligar o ferro e aproveitar a temperatura para passar as roupas mais leves; • Acumular mais roupas para sempre utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar; • Só abrir a geladeira quando realmente precisar.

*Sob a supervisão da editoria

Relacionadas