app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Economia

FETAG FALA EM ABANDONO E COBRA DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES

.

Por thiago gomes | Edição do dia 17/04/2021 - Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

Após dois anos sem distribuir sementes aos pequenos agricultores de Alagoas, o Governo anunciou que vai lançar um programa para retomar esta distribuição. No entanto, há um apelo da sociedade civil organizada e até da classe política para que o processo seja célere. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL) é uma das entidades que cobram a pressa do Governo na distribuição destas sementes. Os últimos anos foram de desprezo para os agricultores familiares, situação que se agravou ainda mais com o advento da pandemia. “Queremos que a promessa seja cumprida de acordo com as regras anunciadas e estabelecidas com este programa a ser lançado na próxima sexta-feira.

A Federação pede que o Governo realmente promova esta distribuição imediatamente para atender estes agricultores e agricultoras familiares. Nestes dois anos em que a distribuição ficou parada, Alagoas teve uma grande perda e sofreu um terrível impacto negativo na economia”, ressaltou o secretário de Políticas Agrícolas da Fetag/AL, Robério Oliveira.

“Já estamos na metade do mês e estas sementes devem chegar logo aos agricultores para que eles não percam mais tempo de fazer os plantios e termos uma boa safra”, destacou.

Robério Oliveira revelou que os sindicatos contribuíram bastante para elaboração das regras do novo programa e esperam que todas elas sejam cumpridas. Recentemente, o anúncio do novo programa do Governo foi tema de debate na Assembleiaa. A deputada Jó Pereira (MDB) pediu celeridade na distribuição de sementes e cobrou dos gestores municipais que auxiliem no cadastro dos pequenos agricultores para serem beneficiados. Jó também solicitou ao Estado estímulo para o fortalecimento dos bancos de sementes.“Há anos seguimos alertando para a importância desse programa. Dentro do Conselho do Fecoep, inclusive, alertamos para a necessidade da aprovação dos recursos a tempo para que a distribuição das sementes ocorra até o final de março, para que os pequenos agricultores aproveitem o período das chuvas”, pontuou.

Mais matérias
desta edição