app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia

ABRASEL REAGE AO NOVO DECRETO DO GOVERNO: ‘INSUFICIENTE’

Presidente reivindica o fim das restrições e diz que isso pode contribuir para evitar a aglomeração de público dentro dos estabelecimentos

Por MAÍRA SOBRAL*/ ESTAGIÁRIA | Edição do dia 14/05/2021 - Matéria atualizada em 14/05/2021 às 04h00

Thiago Falcão, presidente da Abrasel, diz que a restrição de horário prejudica funcionamento
Thiago Falcão, presidente da Abrasel, diz que a restrição de horário prejudica funcionamento - Foto: © Ailton Cruz
 

As novas medidas do Decreto de Distanciamento Social em Alagoas, anunciado na última terça-feira (11), permitem agora que bares e restaurantes funcionem todos os dias até às 21h, incluindo sábados e domingos. No entanto, a Associação de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) defende que a flexibilização continua não sendo favorável para os estabelecimentos que abrem apenas na parte da noite. O presidente da Abrasel Thiago Falcão comunicou que aguarda que nos próximos decretos a restrição de horário, que impede que os estabelecimentos funcionem por todo o período noturno, seja eliminada. “A gente pede que no próximo decreto, a gente possa terminar com a limitação de horários, inclusive como uma medida de evitar aglomerações, para que a gente tenha espaçamento em relação ao fluxo desses clientes, sem a restrição e o condensamento desses horários”, solicitou Thiago. Apesar das novas medidas serem um reflexo da pressão dos empresários pela ampliação do horário permitido para receber os clientes, os bares e restaurantes não sentem tanta diferença na alteração das restrições. “É um paliativo, porque para os bares e outros restaurantes que abrem só às 18h, abrir para trabalhar por três horas não compensa. Esse tempo com a casa aberta, muitas vezes não paga nem o gasto com funcionário”, explicou o proprietário de um dos restaurantes de Maceió, que preferiu não ser identificado. O empresário citou ainda que acredita que o setor está sendo penalizado pelas medidas restritivas e muitos negócios podem não sobreviver ao impacto da pandemia. “Não concordo com essas restrições, nós estamos sendo penalizados e o resultado disso vai ser catastrófico. Mas isso é política, então vamos fazer o que é possível e ver o que vai acontecer”, declarou.


Finais de semana

Sobre a determinação do decreto que flexibiliza o funcionamento dos bares e restaurantes durante os finais de semana até às 21h, o presidente da Abrasel afirma que a mudança foi importante para muitos estabelecimentos que até o momento não tinham conseguido abrir as portas novamente. Segundo o decreto anterior, aos sábados e domingos, os estabelecimentos precisavam fechar às 16h. “Mais um passo foi dado em relação a flexibilização para bares e restaurantes, agora com a possibilidade para o público nos finais de semana. Uma medida importante, uma vez que tinham diversos estabelecimentos ainda sem poder funcionar, durante o final de semana, como uma pizzaria, que é quando tem o seu maior fluxo, realmente a sua maior clientela”, explicou Thiago.

* Sob supervisão da editoria de Economia.

Mais matérias
desta edição