pib
AL DEVE TER O 7º MENOR CRESCIMENTO DO PIB, DIZ LEVANTAMENTO
.

levantamento da consultoria MB Associados projeta que Alagoas deve ter o 7º menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros em 2021. O estudo aponta que as economias ligadas ao setor agrícola devem registrar as maiores altas do PIB em 2021. Esses estados, segundo a consultoria, devem liderar a retomada da economia brasileira até 2022.
De acordo com o professor e economista Jarpa Aramis, apesar disso, Alagoas apresenta um crescimento moderado. “Com o processo de diversificação da economia agrícola, que vem sendo estimulado pelo governo, a gente vem acompanhando um crescimento moderado", explica.
O economista diz, ainda, que existem diferentes vertentes ao comparar a economia alagoana com os demais Estados.
"[Alagoas] é um Estado pequeno e ainda em processo de diversificação. E, claro, o estado acaba perdendo espaço e não só geograficamente, mas também pelo fato de ainda estar em construção dessa diversificação". A consultoria estima que 15 estados deverão ter um avanço acima da média nacional neste ano, sendo 8 deles das regiões Centro-Oeste e Norte, além de grandes produtores agrícolas do Nordeste como Piauí e Bahia.
"Estamos falando de commodities. O ano passado, no meio do ano, batemos o recorde de exportação. A economia brasileira é pautada nos produtos de origem do campo. Com essa taxa de cambio atual, favorece a exportação. Quem está lá fora, quando vem comprar o dinheiro está mais barato devido ao preço do dólar. Favorece quem está lá fora comprar produto nacional. Aí precisamos analisar o que esses estados produzem. Alagoas está em 22º posição. Nós temos um grande produtor, que é a monocultura da cana, apesar de existir todo um esforço de diversificação das atividades produtivas do estado, mas é mais por conta do boom da variação do cambio e do processo de exportação", concluiu.
O levantamento mostra ainda que, considerando os resultados oficiais desde 2010 e as projeções até 2022, os estados do Sudeste devem ter a menor taxa de crescimento acumulada. Os cinco primeiros colocados em crescimento deverão ser Mato Grosso, Piauı́, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul.