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Nº 5856
Economia Em um ano, a fila de alagoanos à espera de benefício ganhou mais 10 mil pessoas, diz INSS

MAIS DE 38 MIL PESSOAS ESPERAM POR BENEFÍCIO DO INSS EM ALAGOAS

Em um ano, o número de alagoanos aguardando resultado de solicitação de benefício do instituto aumentou 45%, diz boletim

Por Hebert Borges | Edição do dia 02/09/2021 - Matéria atualizada em 02/09/2021 às 04h00

O número de alagoanos na fila do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aguardando o resultado de solicitação de benefício aumentou 45% em um ano, de acordo com dados do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) referente ao mês de julho. O documento aponta que, enquanto em julho de 2020 a fila do órgão em Alagoas era de 26.633 pessoas, em julho de 2021 o total de alagoanos no aguardo de uma resposta era de 38.638. Em números absolutos, são 10.005 pessoas a mais. A maioria dessas pessoas, um total de 27.557, estão aguardando há mais de 45 dias, que é o prazo legal. Em todo o país são 1.844.737 pessoas esperando na fila do INSS, sendo que 1.211.381 já esperam há mais de 45 dias. Dos alagoanos que estão na espera, 6.674 aguardam realização de perícia médica. Destes, 2.822 estão na espera há mais de 45 dias. No Brasil são 298.466 pessoas aguardando perícia médica. O boletim aponta que em julho passado foram concedidos 4.527 benefícios em Alagoas, o que representa uma injeção de R$ 5,8 milhões na economia do estado. Em todo o país foram 359.189, que devem colocar R$ 557,8 milhões para circular na economia. O valor médio do benefício em Alagoas foi de R$ 1.282,02, abaixo da média nacional de R$ 1.553,19. Em julho passado, 6.824 benefícios foram suspensos em Alagoas, um aumento de 6,24% em relação ao mês anterior. Já o número de benefícios suspensos foi de 762, o que representa alta de 42,43%. O total de solicitações indeferidos em julho passado foi de 6.319, um recuo de 17,56%.

RETORNO PRESENCIAL

Nessa quarta-feira (1º) as agências do INSS passaram a contar com uma supervisão periódica do retorno ao atendimento presencial. A portaria que prevê a implementação do serviço Supervisão das APS - Retorno Gradual e Seguro foi publicada em 13 de agosto, mas só começou a valer nessa quarta-feira (1º). O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre os dias 1º e 31 de outubro. As ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada. Enquanto houver a pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados. No início da pandemia, em março do ano passado, todos os serviços do INSS que eram realizados presencialmente foram suspensos. A medida foi tomada levando em consideração também os fatores de risco do público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença. Desde então, alguns serviços presenciais vêm sendo retomados gradualmente, embora seja necessário sempre fazer o agendamento prévio, que pode ser feito pela central telefônica 135. Quem não conseguir agendar pelo telefone, pode fazê-lo na agência da Previdência Social mais próxima. Em julho, por exemplo, foram incluídos mais 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento prévio. São eles: apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário); atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual; órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços; requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito; consulta à consignação administrativa; ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho); parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial); pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida; pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes; pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru; impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos. Outros serviços que já se encontravam disponíveis para agendamento do atendimento presencial são: perícia médica; cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais); serviço social; reabilitação profissional; justificação administrativa; justificação judicial; atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios; entrega de documentos por convocação; realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco); retirada de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135. O próprio INSS incentiva, contudo, que os cidadãos busquem os canais online de atendimento, por meio da plataforma Meu INSS – acessível pelo browser de internet ou por aplicativo de celular –, onde alguns desses serviços também podem ser encontrados.

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