economia
PROCURA POR GNV AUMENTA 313% EM AL

Com altas constantes no preço final dos combustíveis, está cada vez mais difícil para os motoristas abastecerem seus veículos no estado. Com a gasolina beirando os R$ 7,00, outras alternativas são procuradas pelos condutores para aliviar o peso do transporte orçamento no orçamento.
Segundo a Algás, distribuidora de gás natural no estado, no ano de 2021, 629 veículos já foram convertidos para o GNV. No mesmo período do ano passado foram 152 conversões. Um aumento de aproximadamente 313%, quase 4 vezes superior ao mesmo período em 2020. Segundo Verônica Domingos, funcionária de uma convertedora da capital, o processo é recomendado para qualquer veículo e hoje, com um sistema moderno, não reflete em nenhuma perda mecânica no veículo.
“O sistema hoje é mais avançado, eletrônico. Não há perda de potência, mas é necessário que haja lubrificação do motor, com um pouco de combustível líquido, todos os dias. O sistema atual não permite que o carro rode apenas com o GNV, e isso faz a manutenção do motor para o bom funcionamento”, explica.
O equipamento, chamado de 5ª geração, injeta Gás Natural no coletor de admissão do motor, por meio de válvulas com sistema de injeção eletrônica sequencial. Segundo artigo publicado pela GAVA, a tecnologia garantiria maior precisão na qualidade da mistura, em relação ao uso de misturador ar / gás natural.
O sistema garantiria ainda melhores características de rendimento térmico e emissão de poluentes em comparação com as gerações anteriores. Verônica conta que, na convertedora onde trabalha, a demanda pela instalação do equipamento aumentou em 20%.
“A procura é muito grande, principalmente entre os motoristas de aplicativo. Mas, carros particulares também tem aparecido bastante para a conversão”, diz a funcionária.
Se bem administrado, o GNV então poderia dar ao usuário cerca de 50% de economia em relação aos combustíveis líquidos, rodando como se o carro estivesse com o combustível nativo. “Com o equipamento de hoje, o motorista pode fazer ainda três quilômetros a mais, e o valor do m³ é bem menor”, aponta ainda Verônica.
Nacionalmente, o número de veículos modificados para abastecimento com GNV praticamente dobrou em agosto, com 18.027 conversões contra 9.364 no mesmo mês de 2020.