Economia
COMÉRCIO ELEVA EM 15% EXPECTATIVA DE CONTRATAÇÕES
64% dos empresários entrevistados afirmam que esperam que essas admissões aumentem um pouco no fim de ano


Diante do avanço da vacinação e do controle da pandemia na capital alagoana, o setor do comércio tem tido mais confiança em retomar as atividades. Os dados do último Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apontam que houve um aumento de 15,4% no indicador de contratação de funcionários. Ainda conforme a pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, quando comparado ao mesmo período do ano passado, desse aumento, 64% dos entrevistados afirmaram que a expectativa para essas admissões é de aumentar um pouco. Desde a implementação da fase amarela, decretada pelo Governo do Estado, lojas e estabelecimentos têm apostado nos feriados como principais momentos de aumento nas vendas.
Os dados mostram, ainda, que o setor vem se recuperando aos poucos da crise que a pandemia proporcionou. Segundo o índice, a expectativa do empresário aumentou 6% em comparação ao ano anterior onde 58,6% dos entrevistados afirmaram que o comércio irá melhorar um pouco.
Com a proximidade das festas de fim de ano, o comércio deposita as expectativas de boas vendas nos meses de novembro e dezembro. O estudo segue critérios de avaliação com os seguintes dizeres: “Melhorar muito/ um pouco, piorar muito/ um pouco e aumentar muito/ pouco, Reduzir muito/pouco”. A pesquisa é feita mensalmente com empresários do setor comercial buscando analisar quais as perspectivas que esses indivíduos possuem acerca da economia local e nacional.