app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Economia 40 pessoas estão trabalhando no carregamento do navio, que levará 10,5 mil toneladas

PORTO DE MACEIÓ INICIA EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE COBRE PARA A CHINA

A carga é de responsabilidade da Vale Verde, empresa instalada em Craíbas, no interior de Alagoas, e pertence ao Grupo Appian Brazil

Por Rayssa Cavalcante | Edição do dia 24/11/2021 - Matéria atualizada em 24/11/2021 às 04h00

Nesta semana, a operação de exportação de minério de cobre de Alagoas para a China começou a ser feita pelo Porto de Maceió. Anteriormente, a ação era realizada no porto de Sergipe, mas, devido a uma negociação, a nova administração chegou a esta nova solução, permitindo o embarque local. A carga é de responsabilidade da Vale Verde, empresa instalada no município de Craíbas, no interior de Alagoas, e pertence ao Grupo Appian Brazil. Ao todo, 45 pessoas estão trabalhando no carregamento do navio, que fará o transporte de 10,5 mil toneladas pelo oceano. O administrador do Porto, Dagoberto Omena, afirmou que a operação cria um novo cenário de negócios em Alagoas. “Não tinha lógica que uma operação de extração deste porte e feita dentro do nosso estado não seja escoada por aqui, com o nosso porto disponível e com toda estrutura. Conseguimos então atrair a operação para o Porto de Maceió para o fornecimento desse serviço, mostrando quais vantagens nós temos, inclusive, com economia da mineradora no deslocamento rodoviário”, disse. Ainda segundo Omena, a previsão é que um navio com a mesma quantidade de minério chegue ao Porto a casa dois meses. “Desde o início da operação eles estavam estocando o cobre em dois galpões nossos e agora estamos acompanhando a primeira exportação desse cobre para China.”

Já o deputado Sérgio Toledo destacou que a importância do cobre para a revolução energética com a alta demanda dos veículos elétricos, menos poluentes e mais eficazes para o meio ambiente.

Mais matérias
desta edição