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PÁSCOA DEVE MOVIMENTAR CERCA DE R$ 29 MI EM MACEIÓ

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percentual é 23,43% menor do que foi contabilizado em 2021 (55,4%)
percentual é 23,43% menor do que foi contabilizado em 2021 (55,4%) -

A Páscoa deve movimentar aproximadamente R$ 29 milhões no comércio de Maceió, conforme pesquisa divulgada nessa terça-feira (5), pelo Instituto Fecomércio AL. A expectativa supera em R$ 3 milhões o valor registrado no ano passado, o que representa um aumento de 10,34%. A pesquisa aponta que cerca de R$ 14 milhões serão destinados a compras de chocolates (ovos ou barras), com isso o tíquete médio ficará em R$ 87,25; e R$ 15 milhões serão gastos entre vinhos e frutos do mar, com tíquete médio estimado em R$ 88,25. O levantamento ainda indica que somente 42,11% dos consumidores pretendem comprar ovos de chocolate. O percentual é 23,43% menor do que foi contabilizado em 2021 (55,4%), sendo o mais baixo desde 2016. Dentre os 42,11% que comprarão ovos de Páscoa, 76,44% irão presentear parentes (66,22%), cônjuges (23,11%) e amigos (10,67%). Questionados sobre a intenção de substituírem os ovos industrializados pelos de fabricação caseira, 42,79% disseram que sim, 16,83% ainda estão na dúvida e 40,38% continuarão comprando os industrializados. Os motivos apontados para a troca foram o preço mais barato (46,30%), os sabores (38,89%) e como forma de incentivo aos pequenos e microempreendedores (14,81%). Já a pretensão de substituir os ovos por barras de chocolate foi apontada por 12,98% dos entrevistados, que alegaram o preço como fator (100%). Entre os 57,89% que não irão investir em chocolates, 68,59% afirmaram não ter o hábito de comprar este produto; 24,91% estão endividados ou sem renda; 3,85% não comprarão devido aos valores; 3,25% não têm a quem presentear; e 1,81% preferem outros tipos de chocolate. A produção dos próprios ovos foi o motivo apontado por 0,72%. E como nos últimos tempos os preços vêm ditando o comportamento dos consumidores, 31,86% devem gastar entre R$ 51 e R$ 100; 26,96% 20,10% estimam desembolsar até R$ 50; e 20,10% planejam gastar de R$ 100 a R$ 150. Acima de R$ 200 deve ser a faixa de preço para 10,29% dos entrevistados.

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