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PROCON ALERTA SOBRE GOLPE DA MAQUINETA DE CARTÃO

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Com o aumento do golpe aplicado por maquineta de cartão de crédito, o Procon/AL alerta os consumidores sobre o risco, além de orientar sobre como não cair nesta armadilha. De acordo com o órgão, os estelionatários utilizam o equipamento com um defeito proposital no visor. Assim, a vítima não percebe o valor que de fato está pagando na compra, já que somente os últimos dígitos do preço da compra aparecem. Por exemplo, em uma compra de R$ 35,50, o criminoso coloca um valor superior, como R$ 1035,50, no qual o consumidor só vê os dígitos finais e efetua o pagamento. "A pandemia colaborou para que esses golpes aumentassem exponencialmente. Quem for lesado e for cobrado um valor incorreto, deve acionar o Procon. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e tomar as medidas cabíveis. As empresas devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor", ressaltou Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon. O órgão orienta que os consumidores paguem pelo pedido sempre pelo aplicativo da entrega, nunca paguem seus pedidos em maquinetas com o visor danificado, ativem os SMS de confirmação de pagamentos do cartão de crédito e verifiquem se, na hora de colocar a senha, ela está protegida pelos caracteres. O consumidor tem o direito de reparação por danos causados em qualquer relação do consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que todas as empresas são responsáveis pelos prejuízos causados ao consumidor, referente a compra do serviço. Vale a pena frisar que nestes casos o cliente deve registrar sua reclamação no órgão de defesa do consumidor.

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