app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5810
Economia

Santander lidera reclama��es no ranking do BC

Brasília - Os maiores bancos em número de clientes do País  são também os campeões de reclamações no Banco Central. Um levantamento feito pelo BC com base nas queixas que chegam às centrais de atendimento da instituição mostra que os correntistas não têm

Por | Edição do dia 16/04/2002 - Matéria atualizada em 16/04/2002 às 00h00

Brasília - Os maiores bancos em número de clientes do País  são também os campeões de reclamações no Banco Central. Um levantamento feito pelo BC com base nas queixas que chegam às centrais de atendimento da instituição mostra que os correntistas não têm muito para onde correr se quiserem fugir do mau atendimento. As grandes instituições financeiras que dominam o mercado - públicas e privadas, nacionais e estrangeiras -, como Santander/Banespa, Bradesco, Banco do Brasil e Nossa Caixa, estão no ranking das 10 que mais recebem reclamações. O Banespa, um ano e meio após a privatização, encabeça a lista, juntamente com o seu controlador, o espanhol Santander. Na seqüência, vêm bancos que ingressaram no País com a proposta de melhorar o atendimento, aumentar a competitividade e trazer mais tecnologia, como o HSBC e o ABN, que ocupam o segundo e terceiro lugares no ranking, respectivamente. Em seguida estão os grandes conglomerados nacionais, privados e públicos: Unibanco, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Encerrando a lista, estão o Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Nossa Caixa. O levantamento feito pelo BC, que passará a ser divulgado mensalmente, levou em conta o número de reclamações em comparação com o total de clientes que têm até R$ 20 mil depositados na conta corrente ou em aplicações como caderneta de poupança e CDBs, exceto fundos de investimento. As queixas apresentadas ao BC vão desde filas longas, atendimento ruim, tarifas elevadas, problemas com débitos e saques na conta corrente e uso obrigatório dos caixas expressos. Ao todo, o BC recebeu, somente em março, 2.642 reclamações, que foram encaminhadas pessoalmente, por carta, e-mail ou pelo telefone. No acumulado dos três primeiros meses do ano, as queixas de clientes já somam 7.548. Qualquer pessoa pode verificar os números que estão disponíveis na página do BC na internet (www.bcb.gov.br).

Mais matérias
desta edição