app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia Os estudantes a coletaram resíduos plásticos, como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e alimentos, para trocá-los por uma moeda social — o plasticoin

PLASTITROQUE ARRECADA MAIS DE 1 TONELADA DE RESÍDUOS

.

Por Da Redação | Edição do dia 21/05/2022 - Matéria atualizada em 21/05/2022 às 04h00

A Braskem promoveu mais um Plastitroque em Alagoas. A 4ª edição do evento tem o objetivo de incentivar a economia circular, fomentando a prática da coleta seletiva e da reciclagem. A ação aconteceu na Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo, em Marechal Deodoro, e arrecadou mais de 1 tonelada de resíduos plásticos. Como em uma gincana, o Plastitroque incentivou os estudantes a coletarem resíduos plásticos, como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e alimentos, para trocá-los por uma moeda social — o plasticoin. Com a moeda em mãos, eles puderam escolher seus brindes, como o kit escolar composto por lápis, borracha, caneta, apontador, estojo, caderno de 10 matérias e lápis de cor, ou ainda um squeeze, uma garrafinha para água. “De forma lúdica, os estudantes aprenderam a selecionar os resíduos e entender que eles têm valor. Dessa forma, os alunos chegaram à conclusão de que estes resíduos não podem ser descartados de forma inadequada e não devem chegar ao meio-ambiente. Eles podem e devem ser reaproveitados, reutilizados, contribuindo para sustentabilidade”, afirma Régia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem e voluntária na ação. Ao realizar a separação dos resíduos, as crianças e a comunidade apoiam a economia circular e a geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem. Por isso, todo o material arrecadado será doado à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Marechal Deodoro (COOPMAR). “A ação contribui muito para a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente e também para o sustento dos catadores”, afirmou José Roberto, presidente da COOPMAR. A estimativa é de que o material arrecadado no Plastitroque represente 10% a mais na renda de cada trabalhador da cooperativa, o que significa um incremento de R$ 2.800,00 para a cooperativa.

PLASTITROQUE EM NÚMEROS

Em sete edições realizadas em 2021, o Plastitroque da Braskem arrecadou mais de 10 toneladas em resíduos plásticos, tendo impactado positivamente mais de quatro mil pessoas. Durante as ações realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, foram distribuídos mais de 5.300 kits, entre escolares, de alimentação e de higiene. Nas últimas edições em Alagoas foram arrecadadas mais de 4 toneladas de plástico que beneficiaram as cooperativas Cooplum, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Copvila.

Mais matérias
desta edição