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Nº 5810
Economia Segundo levantamento da Fecomércio-AL, ticket médio de compras será de R$ 143,58

Black Friday deve movimentar R$ 18,7 milhões em Maceió

Em todo o País, a data deverá injetar R$ 3,67 bilhões na economia, alta de 10,5% em relação a 2018, segundo levantamento da CNC

Por Carlos Nealdo | Edição do dia 20/11/2019 - Matéria atualizada em 20/11/2019 às 13h33

A Black Friday deste ano, marcada para o próximo dia 29, deve movimentar 18,7 milhões em Maceió, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL). De acordo com a instituição, 68% dos consumidores da capital pretendem adquirir produtos na data, com um ticket médio de gastos na ordem de R$ 143,58.

Em todo o País, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday deverá movimentar R$ 3,67 bilhões, um aumento de 10,5% em relação a 2018. De acordo com a CNC, o segmento de eletroeletrônicos e utilidades domésticas deverá ser o principal destaque da Black Friday deste ano, com previsão de movimentação financeira de R$ 929,4 milhões.

Em seguida, deverão sobressair os volumes de receitas gerados pelos segmentos de hipermercados e supermercados, com estimativa de vendas de R$ 899,3 milhões, e de móveis e eletrodomésticos (R$ 845,5 milhões).

Em Alagoas, segundo a pesquisa da Fecomércio, os artigos esportivos estão em primeiro lugar, com 46,09% na intenção de compras. Em seguida aparecem livros, com 15,07% das intenções, vestuário (11,01%), brinquedos (7,54%), perfumes e cosméticos (5,80%) e calçados (5,51%). Bolsas, eletrônicos e smartphones aparecem, cada um, com 1,74% da preferência.

Para o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, a Black Friday já vem se consolidando e ultrapassou o ambiente virtual, tendo atualmente muitas lojas físicas aderindo ao movimento. Ele aponta o planejamento como um dos fatores de sucesso da data.

“Os consumidores já sabem que em novembro muitas empresas vão aderir à Black Friday e, meses antes, já começam a reservar dinheiro e a planejar a compra na data”, acredita. “Por sua vez, as empresas buscam negociar com a indústria, adquirindo bens com preços competitivos, além de colocarem à venda produtos parados no estoque, ampliando as possibilidades para os consumidores”, completa.

A pesquisa revela ainda que os shoppings aparecem como maior procura, com 63,27% das intenções de compra. Em seguida aparecem as lojas do Centro de Maceió, com 27,99%, lojas de bairro (4,66%) e supermercados (1,46%). A internet será a escolha para 2,62% dos consumidores.

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