app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5889
Economia Maceió, 28 de julho de 2017
Operação, "Bagagem sem Preço", no aeroporto Zumbi dos Palmares, com a participação das Comissões de Defesa do Consumidor das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), membros da Comissão Especial Defesa do Consumidor (CEDC), Ministério Público e Procons Estadual. Alagoas - Brasil.
Foto: Ailton Cruz

EM 5 MESES, CRESCE 54% FLUXO NO AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES

O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, acumula alta de 54,8% nos primeiros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Por Hebert Borges | Edição do dia 21/07/2022 - Matéria atualizada em 21/07/2022 às 04h00

O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, acumula alta de 54,8% nos primeiros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Ao todo, já passaram 965.432 passageiros pelo terminal este ano. Este ano, o mês com maior movimento foi janeiro, com 265.009 passageiros. Maio foi o mês com o menor movimento, com 153.884.

De acordo com a Aena, que administra o aeroporto, o movimento vem crescendo de forma exponencial e constante neste período de retomada econômica pós-pandemia da Covid-19. Nos aeroportos administrados pela Aena Brasil no Nordeste o mês de maio registrou aumentos significativos.

No Aeroporto Internacional do Recife-Grararapes / Gilberto Freyre, com um saldo no mês de maio de 721.267 passageiros, o crescimento em relação ao mesmo período de 2021 foi de 49,7%. Quanto ao Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria o saldo do quinto mês do ano foi de 68.339 passageiros, compreendendo aumento de 50,9% em relação ao ano passado.

Já o Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto foi o que apresentou maior crescimento em relação ao mesmo período de 2021, 79,9% ao contabilizar o fluxo de 91.758 passageiros.

Maceió é o destino turístico nacional mais procurado para viagens neste primeiro semestre, segundo levantamento divulgado pela operadora Decolar, empresa líder de viagens na América Latina. Na pesquisa, a capital alagoana desponta em primeira posição entre os destinos brasileiros e assume a liderança das cidades mais procuradas do Nordeste.

O indicador, divulgado pelo portal Catraca Livre e realizado pela Decolar, leva em consideração os 15 locais mais procurados pelos brasileiros e traz Maceió à frente de destinos consolidados como Porto Seguro (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Ilhabela (SP), Foz do Iguaçu (PR), Cabo Frio (RJ), Recife (PE), entre outros.

“O avanço na vacinação e os investimentos em infraestrutura são um dos grandes diferenciais de Maceió. Somente em 2021, a Prefeitura investiu quase R$ 200 milhões no turismo, considerado um dos eixos centrais de desenvolvimento econômico da cidade. Ter a capital alagoana mais uma vez entre as cidades mais procuradas reforça que estamos na retomada do setor”, pontuou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Patricia Mourão.

A capital alagoana também está entre os destinos mais procurados do Brasil na plataforma P2D Travel, startup voltada para a venda de viagens online. A pesquisa foi realizada com base em buscas para o feriado de carnaval.

Mais matérias
desta edição