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Economia As lojas do Centro estão preparadas para receber a clientela

COMÉRCIO SENTE AUMENTO DAS VENDAS PARA O DIA DOS PAIS

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Por TATIANNE BRANDÃO | Edição do dia 10/08/2022 - Matéria atualizada em 10/08/2022 às 04h00

A busca pelo presente perfeito para o Dia dos Pais já começa a movimentar o comércio de Maceió. Após dois anos de pandemia, com o distanciamento social, o ano de 2022 promete trazer de volta as antigas reuniões em família. Por isso, comprar aquela lembrança para uma pessoa querida é muito importante. As lojas do Centro estão preparadas para receber a clientela. De acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia dos Pais, realizada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, estima-se que, entre presentes e aquisição de serviços, a data deve movimentar mais de R$ 33 milhões no Comércio de Maceió. Para este ano, a expectativa é a de que o ticket médio para compra de produtos seja de R$ 139,54. E, em se tratando de comemoração, o valor esperado é de R$ 118,50. O levantamento apontou, que 62,35% dos maceioenses pretendem comprar presentes para celebrar a data, sendo que 76,28% devem dar um presente, 19,55% têm a intenção de adquirir dois presentes, 3,53%, três presentes, e 0,64%, quatro presentes. Conforme a pesquisa, entre os produtos mais desejados para presentear, vestuário e calçado são os preferidos, com 47,92% e 29,71%, respectivamente. Em seguida, aparecem artigos esportivos (10,22%), cosméticos (6,71%), acessórios (5,75%), viagens (2,88%), livros (2,88%), eletrodomésticos (1,60%), cestas de café da manhã (0,96%) e smartphones (0,64%). Shoppings e Centro de Maceió são os locais preferidos para a compra do presente, cada um com 46,96%. Outras modalidades apontadas pelos consumidores são e-commerce (20,77%), lojas de rua/bairros/galerias (8,95%), comércio informal (3,19%) e supermercados (0,96%).

MOVIMENTO NO COMÉRCIO

Nessa terça-feira (9), o movimento nas lojas do comércio era grande, principalmente nos estabelecimentos voltados para o vestuário masculino. Os calçados são os queridinhos dos filhos este ano. “Esse ano escolhi comprar um tênis para meu pai. Ele disse que quer voltar a fazer caminhada, então, vou unir o útil ao agradável. Meu pai vai ficar estiloso e saudável”, afirmou a atendente odontológica Ana Cristina. Ela disse que os preços estão bons, mas que pesquisar o melhor preço é uma boa estratégia para quem quer economizar. “Do jeito que as coisas estão caras, não dá para sair comprando na primeira loja que você para. É preciso pesquisar”. A servidora pública Estela Sampaio foi ao Centro com uma missão dupla: comprar o presente do pai e do marido. “É o primeiro Dia dos Pais do meu marido, então, quero caprichar no presente. Vou aproveitar e comprar o presente do meu paizão também. Escolhi uma camisa ‘pai e filho’ e uma sandália para o esposo e meu pai”, conta ela. As lojas de eletroeletrônicos também estão na mira dos filhos que pretendem presentear os pais este ano. Por lá, a procura maior é pelo som automotivo, celulares e TV, visto que a Copa do Mundo ocorre este ano. “Resolvi pegar a promoção e comprar uma TV para meu pai. A Copa do Mundo está chegando e vamos poder assistir aos jogos numa tela maior. O presente é para ele, mas todos nós vamos aproveitar”, declarou Felipe Simões.

PAGAMENTO

Para 33,05%, o valor do presente deve ficar entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 20,92% alegaram que deve comprar algo entre R$ 101,00 e R$ 150,00; 17,15% pretendem comprar o presente com um valor entre R$ 151,00 e R$ 200,00; e 10,88% devem custear um produto até R$ 50,00; enquanto 4,18% afirmaram que o presente deve custar mais de R$ 400,00. Nesse contexto, o pagamento será realizado em sua maioria, 47,28%, em dinheiro; o cartão de crédito, na modalidade parcelada, deve ser utilizado por 34,82%; 20,13% pagarão no cartão de débito; 17,25% alegaram que pagarão por meio do pix; 8,95% afirmaram que utilizarão o cartão de crédito, na modalidade rotativo; e 0,32% comprarão no crediário/carnê. De acordo com a pesquisa, a escolha do presente é motivada, prioritariamente, pelo pilar qualidade dos produtos (68,37%), preço (55,91%) e promoção (51,76%). Contudo, outros aspectos também são levados em consideração: atendimento (19,17%), conforto (10,22%), praticidade (7,35%), vitrine (5,43%), proximidade (4,15%) e costume/hábito (3,83%).

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