loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Economia

Economia

INTENÇÃO DE CONSUMO EM MACEIÓ É A 2ª MAIOR EM 4 ANOS

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem INTENÇÃO DE CONSUMO EM MACEIÓ É A 2ª MAIOR EM 4 ANOS
-

A intenção de consumo dos maceioenses cresceu 3,2% na comparação mensal, com acumulado de três meses seguidos de alta. Com o aumento, a taxa chegou a 111,9 pontos em agosto. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió, produzido pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A taxa atual fica atrás apenas no mês de janeiro de 2019, quando atingiu 112 pontos. Na comparação anual, a taxa apresenta um crescimento de 25,3%.

Além disso, o índice da capital alagoana aponta ainda que a intenção de consumo de agosto registrada em Maceió supera o índice de todas as outras capitais do Nordeste. Teresina (PI) aparece em segundo, com 98,9 pontos, seguida por Salvador (BA), com 88,3 pontos, e Natal (RN), com 85,3 pontos. Já João Pessoa (PB) ficou com a pior taxa, aos 57,5 pontos.

O economista e coordenador do Instituto Fecomércio Alagoas, Victor Hortencio, explicou que a tendência de alta apresentada pelo índice, que mensura o grau de satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo, confirma a tese de que a economia alagoana está voltando à plena atividade depois de dois anos marcados por restrições e enfrentamento à pandemia de Covid-19.

“Mesmo sentindo o impacto da inflação e da alta de juros no orçamento familiar, a população da capital alagoana ainda está conseguindo protagonizar um cenário de elevação do nível de consumo. E a previsão é a de que ocorram mais altas no índice, devido ao período eleitoral e à proximidade de importantes datas comemorativas, como a Black Friday e o Natal”, ressalta.

Relacionadas