app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5752
Economia

FLUXO NO AEROPORTO DE MACEIÓ TEM ALTA DE 35,7% EM 2022, DIZ ANAC

O movimento no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, registra aumento de 35,7% nos primeiros oito meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram tr

Por Hebert Borges | Edição do dia 20/10/2022 - Matéria atualizada em 20/10/2022 às 04h00

O movimento no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, registra aumento de 35,7% nos primeiros oito meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram transportados 1.478.691 de passageiros entre embarques e desembarques no terminal alagoano.

Os números da Anac apontam que janeiro foi o mês com maior movimentação no terminal alagoano. Pelo menos 265.009 pessoas chegaram e partiram pelo Zumbi dos Palmares. Já o mês de movimento mais fraco foi junho, que registrou movimentação de 133.873 pessoas. Os pousos e decolagens também tiveram aumento de 29,4 no terminal alagoano. Foram registrados 11.699 pousos e decolagens no período.

A Aena, concessionária que administra o terminal alagoano toca uma reforma no Zumbi dos Palmares, que, com isso, vai passar da categoria C para a 4E, podendo obter voos internacionais de grande porte com mais frequência. Além disso, o pátio vai comportar um maior número de aeronaves simultaneamente, segundo a empresa. Atualmente, com 18,9 mil metros quadrados, o terminal vai chegar a 19,5 mil metros quadrados, incluindo a reforma total de quase seis mil metros quadrados.

Um destaque das reformas estruturais em Maceió é o aumento do espaço para filas e capacidade do canal de inspeção - doméstico e internacional. As áreas de check-in, o número de totens de auto check-in e os balcões de imigração, por exemplo, todos serão ampliados.

A área de aduana vai quase triplicar de tamanho, e as salas de embarque passam de 1,3 mil metros quadrados para 2 mil metros quadrados. No lado ar, o pátio de aeronaves vai ser remodelado para comportar um maior número de aviões simultaneamente. “Todo o planejamento das obras foi realizado a partir de uma projeção de aumento da demanda para os próximos anos, com previsão de balanceamento entre todas as instalações necessárias para garantir um fluxo contínuo e confortável das operações nos momentos de pico de passageiros”, explicou o diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

No último dia 5 deste mês, a Aena Brasil entregou uma nova sala de embarque remoto no Aeroporto de Maceió. A inauguração já é parte das obras de melhorias que a Aena vem fazendo no aeroporto desde que assumiu a gestão, em março de 2020. A nova sala de embarque possui 500m² e dois portões, o que amplia a capacidade em suportar mais dois voos por hora no aeroporto.

Além disso, o local é equipado com bateria de banheiros completa, três paradas de ônibus e em breve terá máquinas de autoatendimento para a venda de água, cafés e snacks – garantindo mais serviços e conforto para os usuários. A nova sala fica situada no lado leste de aeroporto, e é de uso exclusivo para embarque doméstico.

Mais matérias
desta edição