app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Economia

JULGAMENTOS DE ANIMAIS SÃO DESTAQUE NA 72ª EXPOAGRO AL

Os julgamentos de pista dos animais da 72ª Expoagro Alagoas foram destaques nesta quarta-feira (26), no Parque da Pecuária, em Maceió. Nesta edição, ocorrem as exposições regionais das raças bovinas Nelore, gir e girolando e de equinos mangalarga marchado

Por ANNA CLÁUDIA ALMEIDA | Edição do dia 27/10/2022 - Matéria atualizada em 27/10/2022 às 04h00

Os julgamentos de pista dos animais da 72ª Expoagro Alagoas foram destaques nesta quarta-feira (26), no Parque da Pecuária, em Maceió. Nesta edição, ocorrem as exposições regionais das raças bovinas Nelore, gir e girolando e de equinos mangalarga marchador, além das nacionais de ovinos santa inês e dorper.

Para os julgamentos da nacional de ovinos, a Associação Brasileira do Santa Inês trouxe três jurados da ABSI: Domingos Ribeiro do Carmo, Joselito Araújo Barbosa e Ana Paula Ribeiro, que vão julgar as categorias conjunto família, progênie de mãe progênia de pai e categorias de fêmea e de macho, além do grande campeonato. Cerca de 700 animais da raça Santa Inês participam da exposição.

Os criatórios de todo o Nordeste puderam apresentar o alto nível de seleção genética na Exposição Regional. Inclusive, a raça nelore tem a maior contribuição na pecuária nacional, quando se trata de produção de carne de corte. Nesta edição, cerca de 70 animais estiveram na pista para serem julgados pelo juiz Arnaldo Borges, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“Alagoas sempre teve um rebanho muito bom com bovinos. É um estado muito privilegiado pelo clima e a gente vê a cada ano uma evolução importante. Esse é um dos eventos mais tradicionais e mostra a qualidade dos animais produzidos aqui”, destacou o juiz. 

As avaliações dos animais são de acordo com a estrutura de membros, arqueamento de costelas, qualidade de musculatura na carcaça, além de características funcionais da raça.

O Melhor Criador da exposição regional da raça nelore foi o pecuarista alagoano Emílio Maya Omena. Ele levou prêmios de Grande Campeão, Progênie de mãe e de pai, categorias de bezerros. Já o criador Antônio Patriota conquistou títulos, entre eles a de Grande Campeã e ficando o segundo melhor criador. 

*Com informações da Assessoria

Mais matérias
desta edição